Atlético de Diego e Falcao enfrenta Bilbao do jogo coletivo

ESPNFinal da Uefa

Final da Uefa

A cidade de Bucareste parou nas últimas semanas para receber, nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), o único jogo da final da Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante do continente. Os adversários vieram da Espanha, duelam no estádio Nacional da Romênia e contam com treinadores argentinos: o Athletic de Bilbao de "El Loco" Bielsa e o Atlético de Madri, do iniciante Diego Simeone.

Enquanto o time madrilenho eliminou nas semifinais o também espanhol Valencia sem maiores problemas, fazendo 4 a 2 em casa e 1 a 0 como visitante, o Bilbao, que conseguiu o feito de eliminar o Manchester United nas oitavas, teve problemas para passar pelos portugueses do Sporting, ganhando por 3 a 1 em casa, depois de ter perdido por 2 a 1 em Lisboa.
Em 2010, o Atlético de Madri venceu o Fulham por 2 a 1 na decisão da Liga Europa, conquistando seu único título na história deste torneio. Já o Athletic Bilbao foi finalista apenas uma vez, mas foi derrotado pela Juventus na temporada 1976-1977. O time italiano ganhou por 1 a 0 em casa e perdeu por 2 a 1 na Espanha, sendo campeão por conta do gol anotado como visitante.

O confronto desta quarta-feira vai reunir dois treinadores argentinos, Marcelo Bielsa, do Bilbao, e Diego Simeone, do Atlético de Madri, que é só elogios para o rival. “O Bilbao tem uma equipe que joga com grande intensidade, de maneira direta e sempre em busca do ataque. Isso pode ser perigoso para o nosso time. Mas o Atlético de Madrid conhece muito bem como se comportar dentro de campo e estou confiante, pois meu grupo sabe que ganhar é sempre fantástico”, disse Simeone.

Bielsa também respeita o adversário: “O Atlético de Madri tem um talento latino, aliado a uma forte marcação. Tem tudo para ser um rival muito complicado de ser batido. Vamos em busca de uma vitória, mas cientes dos problemas que encontraremos”.

Para este compromisso, o Bilbao vai manter a base que vem atuando, enquanto o Atlético de Madri tem um desfalque importante. O volante português Tiago cumpre suspensão por ter sido expulso na semifinal. Gabi deve ser o substituto.

O atacante colombiano Falcao Garcia, principal reforço da equipe para a temporada, quer que os torcedores do Atlético preparem a festa na Fonte de Netuno, em Madri, onde costuma comemorar os títulos. O jogador, pessoalmente, busca seu bicampeonato – em 2010/2011, foi campeão e artilheiro pelo Porto. “Foi um caminho duro, porque passamos por momentos difíceis, mas a equipe soube reagir e hoje estamos na final. É uma honra e um orgulho poder estar aqui. A final era um dos objetivos da temporada, mas agora falta o mais importante: ganhar. A minha obsessão é levar a torcida para Netuno”.

O título pode salvar a temporada do time dos brasileiros Diego e Miranda, que amarga a quinta posição do Campeonato Espanhol com 53 pontos, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões da Europa. O Bilbao, que é o nono colocado com 49 pontos, ainda poderá conquistar a Copa do Rei, pois vai decidir o título deste torneio com o Barcelona no dia 25 de maio.

Caso a partida termine empatada ao fim dos 90 minutos, será disputada uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO DE MADRI-ESP X ATHLETIC BILBAO-ESP

Local: Estádio National Arena, em Bucareste (Romênia)
Data: 9 de maio de 2012 (quarta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

ATLÉTICO DE MADRI: Courtois; Juanfran, Miranda, Godín e Luis Filipe; Gabi, Mario, Arda Turan, Diego e Adrián; Falcao. Técnico: Diego Simeone.

ATHLETIC BILBAO: Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe; Iturraspe, De Marcos, Herrera, Susaeta e Muniain; Llorente. Técnico: Marcelo Bielsa

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos