Athletic e leva Europa League pela 2ª vez

ESPNFalcão

Falcão

A Europa League 2011/2012 é do Atlético de Madri. A equipe da capital levou a melhor na final espanhola com Athletic Bilbao ao vencer por 3 a 0, nesta quarta-feira, na Arena Nacional de Bucareste na Romênia e assegurou o título da segunda principal competição de clubes do continente europeu. Campeão também na temporada 2009/2010, os Colchoneros conseguem o seu segundo título do torneio em três anos. Já a equipe basca, que voltou à decisão da competição depois de 35 anos, segue sem um título continental. Os gols foram anotados por Falcão García (duas vezes) e pelo brasileiro Diego.

Com a conquista da taça, o Atlético de Madri só fica atrás de Liverpool, Juventus e Inter de Milão que possuem três troféus do torneio. Em relação aos países, a Espanha chega ao seu sétimo título. Somente a Itália possui mais vitórias, com nove.

O grande destaque da decisão foi o atacante Falcao García. Autor de dois belos gols, o colombiano, que balançou a rede de todas as equipes que enfrentaram o Atlético de Madri nesta Europa League, terminou como artilheiro, com 12 tentos anotados. Com isso, ele se tornou o primeiro jogador da história a ser o goleador do torneio em duas temporadas consecutivas.

Na temporada anterior, Falcao fez 17 gols pelo Porto e foi o maior marcador em uma mesma edição da competição. Além disso, com 29 gols marcados em 28 jogos, ele se tornou o segundo maior goleador da história da Europa League ao lado de Dieter Muller.

O triunfo, além do título ao Atlético de Madri, ainda simbolizou um recorde no futebol europeu. Afinal, os Colchoneros chegaram à sua 12ª vitória consecutiva em competições europeias, algo que jamais havia ocorrido. A série, que foi toda construída nesta edição da Europa League, teve seu início em 3 de novembro de 2011, quando os Colchoneros golearam a Udinese por 4 a 0. O último revés ocorreu justamente para a equipe italiana, em 20 de outubro daquele ano, por 2 a 0, fora de casa. O Barcelona, na temporada 2002/2003, e o Ajax, entre 1987 e 1988, conseguiram uma sequência de 11 triunfos seguidos e tinham até hoje a melhor marca.

A final desta edição da competição ainda teve um aspecto histórico, já que o Atlético foi fundado por um grupo de estudantes bascos que viviam em Madri e queriam montar uma filial do time do norte da Espanha. O jogo ainda marcou o duelo entre os técnicos argentinos Marcelo Bielsa e Diego Simeone, que foram treinador e jogador, respectivamente, juntos na seleção argentina. Melhor para o mais novo.

Agora, o Atlético de Madri foca no Campeonato Espanhol, no qual disputa uma vaga na Champions League com o Málaga. No domingo, a equipe enfrentará o Villarreal, fora de casa. Já o Athletic Bilbao, em nono na liga nacional, volta suas atenções para a Copa do Rei, na qual enfrentará o Barcelona na decisão, no Vicente Calderón, no próximo dia 25. Vale lembrar que as duas equipes já estão garantidos na próxima edição da Europa League.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos