City é campeão no fim, Arsenal arranca e consegue vaga

ESPNCity

City

O Campeonato Inglês terminou neste domingo e não poderia ter tido um final mais emocionante. Com Manchester City e Manchester United chegando à última rodada empatados na tabela, o título foi decidido apenas nos acréscimos, e o gol de Aguero aos 49 do segundo tempo sobre o Queens Park Rangers definiu um novo campeão para a Premier League após sete anos de domínio de United e Chelsea.

Ao contrário da temporada passada, a Premier League deste ano trocou de dono por várias vezes ao longo das 38 rodadas do campeonato, e os Citizens só conseguiram soltar o grito entalado na garganta há 44 anos depois de muito sufoco no último jogo. É verdade que o City demonstrou maior regularidade ao longo da competição, mas, ainda assim, a equipe do técnico Roberto Mancini quase deixou escapar o título por algumas vezes durante a temporada.
Mantendo a liderança desde outubro de 2011, o Manchester City se viu ultrapassado pelo rival vermelho na 28ª rodada. O time de Sir Alex Ferguson, por sua vez, parecia estar determinado a conquista o 20º título Inglês de sua história, chegando a abrir oito pontos sobre os Citizens na reta final, faltando apenas seis jogos para o término do campeonato. Mas os Red Devils vacilaram algumas vezes, e o time azul de Manchester teve mais competência no clássico entre as duas equipes que, praticamente, valeu a conquista da Premier League neste ano.

Assim, o City chegou à última rodada dependendo apenas de si para assegurar o título que não vinha desde 1968 – e jogaria em casa contra o ameaçado pelo rebaixamento Queens Park Rangers para confirmar a conquista. Mas o que era improvável estava acontecendo até os 47 minutos do segundo tempo de jogo. O modesto QPR vencia o ‘milionário’ City por 2 a 1 e dava o título inglês ao United, que fez a sua parte vencendo o Sunderland por 1 a 0.

Foi quando Dzeko e Aguero garantiram a virada dos Citizens em dois minutos e fizeram a festa do time azul de Manchester No Etihad Stadium, frustrando a equipe de Sir Alex Ferguson, que chegou a comemorar o título por alguns minutos.

Arsenal arranca e consegue vaga na Champions League

O Arsenal estava prestes a finalizar mais uma temporada frustrante na Europa, mas uma arrancada na metade final da Premier League garantiu o terceiro lugar na tabela para o time londrino, que assegurou assim, sua classificação para a Champions League.

Os Gunners, que perderam o capitão Cesc Fábregas, para o Barcelona, além de Nasri, que foi para o rival Manchester City no início da temporada, começaram mal o Inglês, acumulando três derrotas de cara, incluindo uma vergonhosa goleada de 8 a 2 para o Manchester United. Com o início ruim, o Arsenal ficou longe dos cinco primeiros que conseguem vaga nas competições europeias.

Mas nem tudo estava perdido para o time comandado por Arsene Wenger, que começou uma arrancada na tabela com a goleada sobre o Blackburn por 7 a 1, na 24ª rodada e somou sete vitórias consecutivas nos jogos seguintes – incluindo uma virada incrível sobre o rival Tottenham, que segurou a terceira colocação na tabela durante praticamente toda a primeira metade do campeonato.

E foi desta forma que os Gunners conseguiram assumir de vez a terceira colocação da Premier League e garantir a vaga direta à Champions League na próxima temporada. O Tottenham, por sua vez, foi bastante irregular na reta final da competição e acabou na quarta colocação, indo para a fase preliminar da principal competição europeia. Completando as cinco primeiras posições, o Newcastle ficou com a vaga na Europa League.

Queens Park Rangers se salva, e Bolton cai para segunda divisão

Campeão da Championship na temporada 2010/2011, o Queens Park Rangers não fez um bom campeonato na primeira divisão e chegou à última rodada, neste domingo, com o risco de ser rebaixado. Mas a equipe de Londres, que perdeu para o campeão Manchester City no Etihad Stadium, contou com a derrota do Bolton para escapar da segunda divisão na próxima temporada.

Sendo assim, Wolverhampton, Blackburn e Bolton ficaram com as últimas três posições na tabela, cada um conseguindo apenas 5, 8 e 10 vitórias, respectivamente, em todo o campeonato e irão disputar a Championship. Vale ressaltar que o Blackburn, tradicional clube da Inglaterra, havia sido o último campeão da Premier League antes do início da hegemonia de Arsenal, Chelsea e Manchester United, que se revezaram na conquista do título nos últimos 17 anos.

Veja a classificação final do Campeonato Inglês 2011/2012

1º Manchester City – 89
2° Manchester United – 89
3° Arsenal – 70
4º Tottenham – 69
5º Newcastle – 65
6º Chelsea – 64
7º Everton – 56
8º Liverpool – 52
9° Fulham – 52
10° West Bromwich – 47
11º Swansea City – 47
12° Norwich – 47
13° Sunderland – 45
14° Stoke City – 45
15° Wigan – 43
16° Aston Villa – 37
17° Queens Park Rangers – 37
18º Bolton – 36
19° Blackburn – 31
20° Wolverhampton – 25

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos