Câmara lança consulta online sobre número de vereadores

Site da Câmara, onde ocorre a consulta, fora do ar
Site da Câmara, onde ocorre a consulta, fora do ar

Os integrantes da Câmara de Vereadores de Maceió, que ainda não conseguiram decidir entre si o número de vereadores da próxima legislatura, embora já tenham promovido inúmeras consultas ao Ministério Público, Procuradoria, votado alteração na lei orgânica e obtido pareceres independentes, decidiram consultar – agora – a população sobre quantos assentos deve ter a Casa de Mário Guimarães a partir de 2013.

A consulta está sendo feita por meio do site da Câmara de Vereadores, através do link www.camarademaceio.al.gov.br. A consulta, tardia, pergunta ao maceioense qual o número ideal de edis, oferecendo a opção dos atuais 21 (que já foi rejeitada através de votação em plenário) até 31 vereadores. Há uma proposta de autoria do vereador Carlos Ronalsa (PP) que propõe que a casa tenha 29 vereadores e, embora haja parecer favorável da procuradoria da casa, os vereadores ainda não discutiram a proposta em plenário.

Apesar da medida bem intencionada, a reportagem do Alagoas24horas tentou entrar no site para participar da enquete e constatou que o mesmo está fora do ar. Questionado sobre o fato, a assessoria de comunicação da Câmara disse ‘não saber porque o site está fora do ar”.

A discussão sobre o aumento de vagas na Câmara de Maceió se arrasta desde o ano passado. O dia 30 de junho é apontado como prazo final para a definição sobre o número de vereadores. Apesar das discussões, em plenário e a portas fechadas, o imbróglio promete chegar à Justiça.

De um lado, vereadores defendem o aumento no número de vagas como forma de ampliar a representatividade de casa. Por outro, edis afirmam que não há previsão orçamentária para o incremento no número de vereadores. Nesta quarta, dia 16, a discussão foi mais uma vez adiada, uma vez que apenas seis vereadores compareceram no horário regimental.

Explicação

A assessoria de comunicação da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Maceió entrou em contato com a reportagem e informou que o site – que está em construção – ficou fora do ar devido a problemas técnicos relacionados ao seu provedor, que administra os sítios .al.gov.br. O problema já foi resolvido e o site está no ar, assim como a enquete sobre o número de edis.

Atualizada às 21h48.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos