Órgãos montam ofensiva contra crimes eleitorais

Foto ilustrativaFoto ilustrativa

Os órgãos envolvidos nas eleições de 2012 estão se unindo para lançar uma verdadeira ‘ofensiva’ contra a corrupção eleitoral no Estado. Nesta segunda, 21, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, anunciou a nova formação da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, formada por 60 advogados e presidida por José Firmino de Oliveira.

Firmino de Oliveira destacou o crescimento da comissão e a interiorização das ações, com a criação de subseções em seis municípios alagoanos (Arapiraca, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Penedo). O presidente da comissão destacou ainda que a mesma deverá realizar visitas ao Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Eleitoral, Polícia Civil, e demais entidades envolvidas no pleito de outubro deste ano, como forma de unificar as ações no combate aos crimes eleitorais.

Já o novo superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Omar Haj, estuda a implantação de um disque-denúncia visando ao combate de crimes eleitorais no Estado. A PF atua como polícia judiciária eleitoral e tem desenvolvido papel de destaque nas últimas eleições em Alagoas.

Segundo Firmino de Oliveira, nesta fase inicial do processo, as principais irregularidades dizem respeito ao cadastro de eleitores por candidatos. “A população tem papel determinante. Qualquer pessoa prode procurar a OAB para denunciar crime eleitoral,” explicou o advogado.

O presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Orlando Manso, já anunciou que não presidirá o pleito. O afastamento se dará porque o presidente da Corte Eleitoral terá parentes na disputa. Manso, no entanto, já afirmou que irá solicitar a presença de tropas federais no Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos