IMA investiga mortandade de peixes na Lagoa Manguaba

Real Deodorense/cortesiaMilhares de peixes estavam mortos na Lagoa Manguaba

Milhares de peixes estavam mortos na Lagoa Manguaba

Moradores na orla lagunar de Marechal Deodoro estão preocupados com os milhares de peixes encontrados mortos desde ontem no local. A cena é lamentável e o forte odor já começa a incomodar as famílias que moram próximo à lagoa.

Após serem informados sobre o caso pela colônia de pescadores da cidade, equipes da secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro e do IMA (Instituto do Meio Ambiente) foram para o local fazer uma análise da situação. Os pescadores acompanharam de perto o trabalho das equipes e aguardam o resultado das análises da água e do material colhido na lagoa para saber o que teria causado a mortandade de peixes.

O Alagoas24Horas entrou em contato com a assessoria do IMA na tarde desta quinta-feira para saber o que teria ocorrido no local e que medidas estão sendo adotadas para resolver a situação.
O IMA informou que uma equipe da Diretoria de Laboratório do órgão fará nova visita amanhã (25) para coletar amostras da água da Lagoa. Ontem, os técnicos mediram o oxigênio em diversos pontos onde havia sido constatada a mortandade de peixes e os testes realizados apontarão as condições físico-químicas das amostras.

“Por enquanto não podemos dizer com precisão quais os motivos reais da mortandade, mas é importante considerar que há presença de matéria orgânica sedimentada e que a mesma pode ter sido remexida com as chuvas dos últimos dias. Além disso, a mudança dos ventos pode ter provocado a modificação no fluxo dos gases oriundos da decomposição dessa matéria orgânica, visto o forte odor encontrado no local”, explicou Ricardo César, diretor técnico do IMA.

O IMA informou que a nova visita terá a colaboração de um especialista da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que vai auxiliar nas medições com utilização de sonda. Todas as amostras passarão por análises físico-químicas e o resultado deve sair num prazo de cinco dias.

Fonte: Com IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos