Sesau promove ações de saúde em Arapiraca

SesauSesau

Durante mais uma edição do programa Governo Perto de Você, promovido neste sábado (26), na Escola Estadual Rui Palmeira, em Arapiraca, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou diversas ações à comunidade. Além de exames de glicemia e vacina contra hepatite, tétano e influenza, os arapiraquenses puderam doar sangue e foram orientados a prevenir as doenças bucais, sexualmente transmissíveis, dengue, tuberculose e hanseníase.

Para disponibilizar todos esses serviços, a Sesau montou uma estrutura técnica na cidade, além de escalar uma equipe multidisciplinar para atender a população. A ação teve o objetivo de levar o Executivo para próximo da população, sempre com foco em atividades preventivas, que representam a principal missão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Neste sábado, grande parte da estrutura de promoção à saúde foi trazida a Arapiraca. Nossa principal meta é estarmos próximos da população, orientado-a para que possa ter uma vida saudável, com bons hábitos, que evitem doenças, pois a saúde preventiva atinge maior resultado do que a curativa”, destacou a coordenadora da equipe Sesau, Valdenita Azevedo.

Entre os beneficiados estava a dona de casa Maria das Dores Maciel, moradora do bairro Capiatã, e que foi beneficiada com o teste de glicemia, que mede o nível de glicose no sangue. Ainda durante a ação, ela foi orientada a como prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a dengue.

“Esta foi uma grande oportunidade que a Secretaria de [Estado] da Saúde concedeu para que pudéssemos nos prevenir contra doenças sérias como a Aids. Em um mesmo lugar consegui resolver várias pendências, como me divorciar, além de cuidar da minha saúde”, relatou a dona de casa.

Doação de sangue – Ainda durante o Governo Perto de Você, a Sesau promoveu a primeira coleta de sangue itinerante do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). Para isso, foi inaugurada a unidade móvel da instituição, que a partir de agora irá realizar coletas externas nos bairros de Arapiraca e nos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

O primeiro voluntário a doar sangue na Unidade Móvel do Hemoar foi o operador de máquinas José Batista da Silva, 48 anos, que há 20 anos já é doador fidelizado. “Sempre doei sangue no Hemoal e no Hemoar. Estava passando por aqui, soube que haveria doação, então resolvi me candidatar, por saber que o bem deve ser feito sem olhar a quem”, salientou.

A partir de agora, segundo a gerente do Hemoar, Márcia Rocha, será possível realizar coletas externas, facilitando o acesso dos alagoanos à doação de sangue. “Este era um grande anseio de todos nós que fazemos a Hemorrede Pública. Com isso, estaremos mais próximos das pessoas, fazendo trabalhos de conscientização e, consequentemente, coletando o sangue, que não se compra em farmácias, não se fabrica artificialmente, mas representa um bem precioso para salvar vidas”, frisou.

Além de uma copa para o lanche do doador e quatro cadeiras para coleta de sangue, a nova unidade possui geladeiras e consultório médico. Ela também é dotada de sala para teste de anemia e de um moderno sistema de refrigeração, um televisor e DVD, para garantir bem estar aos voluntários e funcionários do Hemoar.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos