Pescadores e estudantes são envolvidos em mutirão de limpeza

Mutirão de limpeza será realizado amanhã (30) em determinados pontos das margens das lagunas Mundaú e Manguaba. Em Maceió, os pescadores estarão envolvidos em uma espécie de gincana que premiará as cinco duplas que tirarem a maior quantidade de lixo em quatro diferentes pontos. No interior, os municípios de Pilar e Coqueiro Seco também realizam ações. Satuba, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro terão programação até o dia cinco de junho.

A capital será marcada por um grande mutirão em forma de gincana voltada para os pescadores artesanais, que sobrevivem dos espécimes retirados da laguna Mundaú. Entre 07h e 12h, quatro equipes realizarão a retirada de todo tipo de resíduo sólido no Bebedouro – Flexal de Baixo, próximo à foz do Riacho do Silva; Vergel – próximo a Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal); Trapiche – próximo ao campo do Fortaleza (também conhecido como campo do botinha), na área de mangue localizada a frente; e Pontal – no porto da Colônia Z2 com retirada de lixo das ilhas localizadas na região.

“Nós sabemos que esse é um gesto simbólico e que durante uma manhã não dará tempo de retirar todo o material que é levado para as lagunas, mas todos nós temos que nos mobilizar e essa ação ajuda a direcionar nossa atenção. As lagunas além de belas, garantem a manutenção de diversas espécies e o sustento de muita gente”, comenta Adriano Augusto, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

A entidade é responsável pela ação, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Lagoa Viva, Comitê do Complexo Estuarino-Lagunar Munadú-Manguaba (CELMM), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Fepeal e Colônias Z2, Z4, Z5 e Z16.

As organizações envolvidas possuem ações no entorno do CELMM “e o IMA fez esse trabalho de reunir todos num mesmo dia, como forma de marcar o Mês do Meio Ambiente e de chamar a atenção para a área”, disse Fernando Veras, diretor de Desenvolvimento e pesquisa do IMA. Para tanto, cada Colônia está organizando as inscrições dos participantes por canoa e cada canoa deverá levar duas pessoas. Em cada ponto haverá cinco duplas premiadas, considerando a que recolher a maior quantidade de lixo no período estipulado.

Ações nos municípios
Desde ontem Pilar realiza a ação que mobiliza a maior partas das secretarias municipais. Há barcos com Pescadores e garis limpando as margens da Manguaba. “Já foram encontradas algumas peças como poltronas e ar-condicionado. Amanhã tudo será pesado e a equipe que tiver retirado a maior quantidade será premiada”, explicou Manoel Henrique, secretário municipal de Meio Ambiente.

Ele disse ainda que além dos pescadores, haverá o envolvimento dos estudantes da rede público e que em 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, serão plantadas mudas de árvores.

Em Coqueiro Seco, cerca de 50 estudantes da rede pública estadual, municipal e que participam do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), farão a coleta simbólica nas margens da laguna Mundaú, que margeia o município. “A partir das 08h vamos nos concentrar na ação simbólica”, disse Cleiton Lopes, secretário municipal de Meio ambiente.

Em Satuba a ação será realizada em outra data: “nós vamos remarcar o dia de conscientização por causa de um inesperado aumento de baronesas nas águas do Rio Mundaú, isso nos mostra o quanto é urgente a realização de ações como essa”, comentou Verônica Ferreira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Marechal Deodoro realiza na próxima sexta-feira um grande ato de sensibilização dos moradores, pescadores e freqüentadores dos bares. Eles deverão fazer coleta nas margens da laguna Manguaba, retirar o lixo de dentro do canal e realizar atividades com crianças e adolescentes.

Fonte: Ascom/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos