Cine Misa: novo espaço de exibição de filmes terá sessões gratuitas

DivulgaçãoDivulgação

A secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, fará a inauguração do Cine Misa, nesta quinta-feira (31), às 18h30, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), em Jaraguá.

A programação de abertura do Cine Misa terá a exibição do curta-metragem Memória da Vida e do Trabalho, de Celso Brandão rodado em 1986 com a duração de 17 minutos. O novo espaço de exibição de filmes de Maceió terá sessões gratuitas, às terças-feiras, no horário de 18h30, e já conta com programação para o mês de junho.

A implantação do Núcleo de Produção Digital de Alagoas – NPD/AL, ainda no ano de 2008, integrante da Rede Olhar Brasil, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), voltado à capacitação e a realização de filmes, propiciou as condições para que a Secult, em parceria com a Caixa, se voltasse para a criação de um espaço de exibição de filmes nacionais e alagoanos.

De acordo com o secretário Osvaldo Viégas, a proposta de criação deste espaço no Misa tem como objetivo proporcionar o acesso do público em geral e dos estudantes da rede pública de ensino, em particular, a uma variada programação que fica de fora do circuito comercial de Maceió. “O Cine Misa pretende estimular o debate, realizar mostras e outras atividades correlatas que se coadunem com seus objetivos”, ressaltou.

A criação do espaço tem também o objetivo de incentivar o contato do público alagoano com obras cinematográficas de difícil acesso em Alagoas, particularmente da produção independente brasileira; promover mostras de filmes nacionais e internacionais; incentivar a pesquisa, identificação, recuperação e exibição de qualquer material audiovisual produzido em Alagoas, e estimular e exibir a produção audiovisual contemporânea local, em parceria com o NPD/AL.

De acordo com o superintendente de Fomento e Apoio à Produção Cultural da Secult, Cleonilson Alves , em princípio o Cine Misa funcionará às terças-feiras, num único horário (a partir das 18h30), mas o objetivo é realizar ações de formação de plateia, com exibição de filmes pela manhã e à tarde, direcionados aos estudantes em geral, com exibições agendadas e debates.

"Outro objetivo é estabelecer parcerias com o Cine Sesi, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD&C) e a representação local dos cineclubes, além da parceria com instituições especializadas para a exibição de filmes com temática científica”, completou o superintendente.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos