Creches funcionam em horários especiais

PilarPilar

Este sábado, 2 de junho, traz uma novidade para os pais e crianças do município que usufruem dos serviços das duas creches públicas de Pilar, a João Luiz, situada na Rua Avelino Cavalcante, popularmente conhecida como Rua do Forno, e a Tia Mariinha, no Loteamento Nicodemos, ambas na Chã. Agora,os estabelecimentos também funcionarão aos sábados, domingos, feriados e durante o recesso escolar.
O secretário de educação, Luiz Carlos Omena, falou sobre a importância da iniciativa da Prefeitura Municipal de Pilar em estender o horário de funcionamento dos locais. “A administração pública percebeu a necessidade dos pais que não têm com quem deixar seus filhos enquanto trabalham nesses períodos”, disse.
O horário de atendimento à comunidade durante os dias de funcionamento excepcional será das 7h às 12h e as crianças poderão contar com os mesmos serviços disponibilizados nos dias úteis da semana, como café da manhã, lanche, brincadeiras, entre outras atividades. Para não sobrecarregar os funcionários, foi estabelecida uma escala de trabalho.
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, que é responsável pela supervisão das creches, esclareceu que, atualmente, a Tia Mariinha e a João Luiz atendem, respectivamente, 59 e 47 crianças em cada unidade, que têm entre 4 meses de vida e 3 anos e 11 meses. Cada creche conta com 23 trabalhadores.
Maria Cristina também explicou que para cuidar da garotada os funcionários das unidades seguem a tríade do ensino infantil: cuidar, educar e brincar. “As crianças têm condições de desenvolverem seu lado afetivo, emocional e social, já que convivem com outras e desde cedo aprendem a dividir”, disse.
Cotidiano
A rotina de quem trabalha na creche Tia Mariinha começa cedo. A coordenadora pedagógica da creche, Cristiane Cruz, narra com riqueza de detalhes as manobras no dia a dia para que as crianças estejam sempre bem cuidadas. “Elas começam a chegar pouco antes das 7h30, horário que abrimos durante a semana. Logo em seguida, colocamos as fardas nelas, damos o café da manhã, orientamos a escovação dos dentes e desenvolvemos as atividades recreativas”, conta.
Além das turmas de maternal I e II, a tia Mariinha conta com um berçário. Cada sala tem uma dupla de funcionárias, que têm a responsabilidade de entreter e educar as crianças diariamente até a chegada das mães, às 16h30, hora em que acaba o expediente.
Mas, antes de deixar a creche, as crianças aproveitam os benefícios de uma boa educação, que aliada ao carinho das professoras e ao apoio estrutural oferecido pelo Poder Executivo tornam aqueles prédios o segundo lar de muitos dos pequenos.
“Aqui eu brinco e aprendo”, diz o pequeno Emanuel, de apenas 3 anos. A diretora da Tia Mariinha, Maria José Santos, fez questão de observar que ao sair da creche, as crianças já são automaticamente matriculadas numa escola da rede municipal de ensino.

Fonte: Pilar

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos