Centenas de fiéis acompanham procissão de Corpus Christi

Alagoas24HorasCentenas de fiéis acompanham procissão de Corpus Christi

Centenas de fiéis acompanham procissão de Corpus Christi

Centenas de cristãos católicos participaram nesta quinta-feira, 7, feriado de Corpus Christi, da programação religiosa preparada pela Arquidiocese de Maceió. Pela manhã a catedral ficou lotada durante a celebração da missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo e à tarde, movimentos, pastorais e associações da capital seguiram em procissão pelas ruas do Centro.

A preocupação da comunidade católica era que a chuva atrapalhasse a confecção dos tradicionais tapetes com representações da igreja e do corpo de cristo, mas a chuva não caiu e o tempo nublado ainda ajudou. “Eu achei até melhor porque não está calor. Deus providencia todas as coisas”, disse o comerciante José Morais, que acompanha a procissão todos os anos.

Para a Igreja Católica, a festa de Corpus Christi é a base da sua fé. “Quando Jesus disse: “Isto é o meu corpo e meu sangue”, referindo-se à eucaristia e conjugou o verbo no presente, ele diz “Sim” à comunidade e faz com que sua memória se perpetue pela humanidade. São Thomaz de Aquino disse que o filho legítimo de Deus quis que o homem se tornasse divino e para isso se fez homem. Esse é o mistério central da Igreja Católica. Ele morreu, mas continua presente ainda hoje no pão e vinho consagrados”, disse José Aparecido, seminarista da Arquidiocese de Maceió.

Ainda segundo um dos organizadores da procissão, a igreja também faz uma reflexão sobre a importância dessas tradições religiosas na busca pela paz. “Ajuda a abrir os olhos da comunidade religiosa acerca da violência desenfreada e ver a dignidade da pessoa humana. O mundo está seco de Deus e se isso persistir acabará a vida”, lamentou.
A procissão seguiu pelas ruas do Centro até a Praça dos Martírios, onde foi encerrada.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos