Vítimas de trânsito reclamam de morosidade dos processos

O acidente ocorreu em 2010 e até o momento o processo não foi concluído.

Alagoas24Horas/ArquivoAcidente deixa trânsito parado na Ponta Verde

Acidente deixa trânsito parado na Ponta Verde

Mais de um ano de espera, quatro audiências marcadas e muita dor de cabeça. Esse é o saldo de um acidente ocorrido em novembro de 2010, envolvendo a professora universitária Luciana Bezerra e um ônibus coletivo, no bairro Cidade Universitária, cujo desfecho está longe de acontecer.

A professora conta que o acidente ocorreu no dia 8 de novembro quando parou seu carro em um sinal amarelo. “Eu já havia parado e vi pelo retrovisor que o ônibus da empresa São Francisco deixava o ponto em minha direção. O que eu não esperava era que o motorista continuasse o percurso. O ônibus colidiu na traseira do meu carro e a pancada foi tão forte que me fez atravessar o sinal vermelho. O motorista ainda desceu do ônibus me chamando de "palhaça”, desabafa a professora.

O fato é que a empresa se comprometeu em arcar com os danos materiais e dar total assistência à proprietária do veículo, mas não foi o que aconteceu. “Não recebi assistência alguma. Eu e meu marido passamos dois meses sem carro, tivemos um prejuízo grande e ingressamos com uma ação que tramita no 12º Juizado de Trânsito. Até agora já foram realizadas três audiências e a quarta estava marcada para hoje, mas foi adiada para fevereiro de 2013”, conta indignada.

A informação que lhe foi transmitida no 12º Juizado de Trânsito Especial Cível e Criminal de Acidentes de Trânsito é que a demanda é grande e há apenas um juiz para resolver tudo. Para Luciana Bezerra e outros usuários que aguardam o desfecho de processos a espera é angustiante. “Que Justiça é essa? Eu pago tudo certinho, sou uma motorista responsável e é assim que sou tratada. O prejuízo foi meu, paguei tudo sozinha”, disse.

O Alagoas24Horas recebeu outras reclamações de internautas sobre o problema e procurou a assessoria de comunicação do Detran/AL para saber detalhes do que está ocorrendo. A assessoria explicou que a autarquia é parceira do juizado, mas as audiências não são da sua competência.

O site também tentou entrar em contato, por telefone, com a magistrada titular do juizado, mas não obteve êxito.

Juizado

Em contato com a reportagem do Alagoas24horas,

integrantes do 12º Juizado de Trânsito informaram que ao contrário do que foi informado por Luciana Bezerra, a petição só foi ajuizada em março de 2010. O casal ainda teria faltado à 1ª audiência de conciliação, em 14 de abril. O processo ainda sofreu alteração, em 17 de maio, com a inclusão do nome da professora na ação, e voltou a ser alterada no dia 27 com pedido de correção e inclusão do CPF da condutora. ‘Na prática, a única audiência adiada foi a de 12 de junho. Não há descaso do juizado. No entanto, a juíza ainda acumula uma vara de família o que só permite o atendimento em um único dia da semana", explicou o serventuário.

Dados

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas registrou o total de 9.558 acidentes de trânsito em 2011. Do total registrado pelo Sistema de Gestão Operacional Unificado (SisGOU), 7.859 foram na região metropolitana (Grande Maceió e os Litorais – da Barra de Santo Antônio à Barra de São Miguel). A média foi de 26,18 ocorrências por dia ou 796,5 por mês – só no último trimestre de 2011 foram 1.920 ocorrências.

Atualizada no dia 15, às 11h09.

Veja Mais

Deixe um comentário