Ministro anuncia R$ 48 milhões anuais para saúde em AL

AssessoriaAnúncio foi feito durante abertura de congresso

Anúncio foi feito durante abertura de congresso

O governador Teotonio Vilela Filho participou nesta terça-feira (12), junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da abertura oficial do XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura da Paz e Não Violência, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento segue até a próxima quinta-feira (14) e reúne 5 mil pessoas entre prefeitos, profissionais de saúde, secretários estaduais e municipais de saúde e estudantes. Na oportunidade, o ministro Alexandre Padilha anunciou um aporte de R$ 48 milhões anuais a ser incorporados ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado de Alagoas. De acordo com a Portaria Ministerial assinada por Padilha, os recursos serão destinados ao custeio do Hospital Geral do Estado, para a atenção à saúde da população para procedimentos de Média e Alta Complexidade.

Durante a abertura do Congresso, o governador foi aplaudido pelos participantes ao afirmar que Alagoas recebe a todos de braços abertos. “Temos um prazer e um gosto muito grande em receber os nossos irmãos brasileiros para desfrutarem das nossas belezas naturais, cultura, artesanato e culinária”, disse Teotonio, que também recebeu muitos agradecimentos pelo apoio para a realização dos Congressos em Alagoas. O governador também agradeceu a presença do ministro Alexandre Padilha. “É uma honra recebê-lo no nosso Estado para participar desse grande evento da área e para anunciar novos recursos e ainda mais apoio para o desenvolvimento da saúde”, afirmou Teotonio.

Teotonio ressaltou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde. “Neste Congresso temos pessoas que não são somente profissionais da saúde. Eu tenho acompanhado os trabalhos e sei que é quase um sacerdócio. Todos esses profissionais têm um componente de humanidade sem o qual não conseguiram resistir porque nós sabemos que os problemas na saúde são imensos no Brasil”, afirmou.

Teotonio também falou da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para os alagoanos. “O SUS é a porta de entrada para a população pobre obter um mínimo de cidadania e, em Alagoas, um Estado que tem metade da sua população abaixo da linha da pobreza, que depende do Estado para tudo, o SUS é de extrema importância, por isso temos feito parcerias com o governo federal e com os municípios, para de mãos dadas encontrarmos o caminho de fortalecimento do SUS, que precisamos tanto”, explicou.

Teotonio Vilela Filho relacionou as ações do Governo do Estado para melhorar o atendimento à população, especialmente na atenção básica. “Nós temos apoiado a todos para aumentar e melhorar o atendimento de atenção básica, universalizando também o Samu com uma unidade a cada 30 km. Éramos os últimos colocados nos índices de mortalidade infantil, hoje estamos em 11º lugar, com municípios com quase 2 anos sem sequer uma morte infantil”, garantiu.

O ministro Alexandre Padilha parabenizou o governador pelos números da mortalidade infantil. “O trabalho realizado em Alagoas é quase inacreditável. Vocês saíram de uma taxa alarmante para quase alcançarem a média nacional. Parabéns pelo trabalho feito aqui”, disse Padilha. Nesta terça-feira, o ministro também assinou portarias ministeriais para todo o país. Essas novas portarias definirão os valores dos incentivos de implantação e do custeio mensal dos centros de especialidades odontológicas (CEO); os critérios para custeio do programa de construção das unidades de saúde fluviais (UBSF), que altera e redefine a atenção domiciliar no âmbito do SUS, estabelecem os municípios brasileiros que serão contemplados com Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) em 2012 e habilitam municípios a receber Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de dispor sobre a finalização do processo de adesão ao pacto pela saúde no âmbito do SUS.

O governador recebeu uma placa de homenagem pelo apoio dado para a realização do Congresso em Maceió. Também receberam placas de homenagem o ministro Alexandre Padilha, o secretário de Estado da Saúde Alexandre Toledo e o prefeito Cícero Almeida.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos