Hemoal e Hemoar iniciam Campanha de Doação de Sangue Junina na segunda

Ascom/SesauAscom/Sesau

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam, nesta segunda-feira (18), a tradicional campanha de doação de sangue junina. A ação, que acontece até a sexta-feira (22), tem o objetivo suprir a carência de sangue para atender a demanda de transfusões nos feriados de São João e São Pedro.

Isso porque, durante os festejos juninos, o consumo de sangue triplica em razão dos acidentes, da violência e do aumento do número de queimados por conta das fogueiras e fogos de artifício. Situação verificada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, onde o número de transfusões aumenta durante este mês.

Durante a campanha, segundo a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes, os doadores de sangue receberão um lanche especial, composto de comida típica do período junino, além de uma camisa. Também de segunda até sexta-feira serão disponibilizadas equipes extras para atender com eficiência os candidatos à doação.

“Sabemos que neste mês a população costuma participar dos festejos juninos. No entanto, fazemos um apelo para que, antes de beber e viajar, o voluntário possa comparecer ao Hemoal em Maceió ou ao Hemoar, em Arapiraca, para realizar sua doação de sangue”, frisou Verônica Guedes.

Critérios para doação – Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

Locais para doação – o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Se preferir, os voluntários podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. No interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos