Câmara entrega comenda Dom Fernando Iório

Ascom CâmaraAscom Câmara

O plenário do Legislativo Municipal ficou lotado, na manhã de hoje (15), para as entregas das comendas Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada às personalidades, instituições nacionais e locais, assim como, idosos e idosas que se destacam em prol dos direitos das Pessoas Idosas. A sessão solene foi proposta pelas vereadoras Fátima Santiago (PP), Heloisa Helena (Psol), Silvânia Barbosa (PPS) e Tereza Nelma (PSDB).

Segundo os autores da sessão era preciso uma iniciativa como essa de homenagear pessoas e entidades que se dedicam na melhoria de condição de vida de idosos menos favorecidos. E uma pessoa de grande referência na valorização da pessoa idosa e que muito contribuiu à assistência de velhinhos foi o Bispo Dom Fernando Ioro que construiu a Vila do Idoso em Palmeira dos Índios, existente até hoje, e ainda, foi o primeiro a realizar a celebração do Dia do Ancião no dia 27 de setembro.

Logo após a abertura da sessão um pequeno filme foi apresentado mostrando a vida de Dom Fernando Ioro. Para o presidente da Câmara, o vereador Galba Novais é preciso criar mecanismos para valorização da pessoa idodo. “Hoje em dia existe falta de respeito e um preconceito muito grande. Me recordo quando criança do respeito que a juventude tinha pelos mais velhos. No entanto não é o que presenciamos nos dias atuais. Precisamos acabar com isso, a sociedade precisa entender que um dia todos nós ficaremos idosos” salientou o parlamentar.

Dentre os homenageados e homenageadas, estão: América da Veiga Calado; Crismédio Vieira Costa Neto; José Antonio da Silva; Luciana Martins de Faro; Maria José dos Santos; Marta Ferreira Gomes; Padre Rogério Madeiro Pereira; e a Pastoral da Pessoa Idosa vinculada à Arquidiocese de Maceió.

PROGRAMAÇÃO
Ainda nessa sexta-feira (15) às 14h em Maceió, uma Caminhada pelo centro da cidade; às 15h, na cidade do Rio Largo, haverá também outra grande caminhada em defesa da pessoa idosa; e às 19h, Missa pela paz da pessoa idosa na família na comunidade do Clima Bom. No sábado (16.06), a partir das 18h terá a Caminhada “Por um envelhecimento digno e sem violência”, seguida da Santa Missa na paróquia Santa Teresinha no Conjunto José Tenório na Serraria.

BISPO MACEIOENSE
O maceioense Fernando Iório Rodrigues (23/06/1919 – 20/03/2010) foi um bispo católico brasileiro. Teve uma atuação expressiva como pároco da paróquia de Santo Antônio de Pádua no bairro de Bebedouro por 32 anos, e bispo da Diocese de Palmeira dos Índios. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Nossa Senhora d’Assunção, era bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas, tinha livre-docência em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Também foi escritor, compositor e jornalista. E em benefício das pessoas idosas, construiu a Vila do Idoso em Palmeira dos Índios que existe até hoje, e ainda, foi o primeiro a realizar a celebração do Dia do Ancião no dia 27 de setembro, com a ajuda de comerciantes.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos