Em Pilar, alunos do Projovem assistem palestra do cordelista Jorge Calheiros

A iniciativa do Governo Federal é apoiada pela Prefeitura.

“Como eu queria ter ido para a faculdade, ter estudado de verdade para aprender a falar melhor”. Esse verso recitado pelo cordelista Jorge Calheiros durante sua visita ao município de Pilar nesta quarta-feira, 20, não poderia ser mais pertinente à situação. O motivo da presença do representante da literatura de cordel na terra de Arthur Ramos foi uma
palestra para os alunos do projeto Projovem, que atende a 200 adolescentes pilarenses entre 13 e 17 anos. A iniciativa do Governo Federal é apoiada pela Prefeitura.

De acordo com o professor Thiago Calheiros, a ideia de convidar Jorge a palestrar para os estudantes surgiu a partir da necessidade de motivá-los a ler e escrever. “Notamos problemas com a produção de texto e decidimos buscar alternativas para solucioná-los. Assim, pensamos que os cordéis pudessem fomentar o amor pela literatura”, disse.

Porém, para a felicidade dos idealizadores da ação, o objetivo não somente foi cumprido, mas também superado. Além de proporcionar o encontro dos jovens com uma maneira diferenciada de expressar seus pensamentos, a conversa serviu como reflexão sobre o dia a dia, já que os livretos do poeta abordam temas como drogas e política.

Para provar que cumpriu o dever de casa direito, o estudante Talvane Gomes, de 16 anos, produziu versos sobre a homofobia. Segundo ele, a inspiração veio de uma provocativa feita em sala de aula. “ Foram selecionados temas para cada aluno e, imediatamente, pensei nos casos que acompanho todos os dias nas manchetes dos jornais”, revelou.

Na opinião do palestrante, talentos como os de Talvane não são raros. “Escrevo há 37 anos e há 20 deles passo meu aprendizado para os adolescentes. Já tive a oportunidade de acompanhar muitas revelações. Acho esse tipo de atividade importante para que mantenhamos viva a cultura alagoana”, disse.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos