Deputado critica IML e denuncia ‘sumiço’ de laudo de gari atropelado

O gari Pedro Bernardo da Silva Filho, de 26 anos, foi atropelado na noite do dia 26 de março passado enquanto trabalhava recolhendo o lixo na Avenida Dona Constança, no bairro do Poço.

O suposto sumiço do laudo pericial acerca do acidente envolvendo o gari Pedro Bernardo da Silva Filho, 26, ocorrido em março passado, do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió foi denunciado durante a sessão desta quinta-feira, 21, pelo deputado Judson Cabral (PT).

Cabral relembrou o atropelamento, que resultou na amputação de uma perna de Pedro Bernardo, e disse que esteve no IML na manhã de hoje em busca do laudo pericial para que a vítima possa dar entrada no benefício do INSS, mas, se surpreendeu com a forma “desrespeitosa” com a qual o caso foi tratado.

“O Pedro está em casa, inabilitado para o trabalho e ainda se recuperando dos traumas causados pelo acidente”, relatou, acrescentando que há cerca de 45 dias foi realizada a perícia para o exame de corpo de delito.

“Deram um prazo de 20 dias para o laudo ficar pronto. Hoje, fui ao prédio da Perícia Oficial, no Centro, e soube que o documento ainda não havia sido encaminhado para lá. Fui então ao IML e descobri que o laudo não existe. Ninguém sabe se alguém assinou, nem onde está. Ninguém sabia explicar. Isso é um desrespeito, a maior violência do Estado contra um cidadão, uma lamentável agressão”, desabafou.

O petista também cobrou providências ao secretário de Defesa Social, coronel Dário César, em relação ao ocorrido: “Imagine o que não passam as famílias que dependem da boa ou má vontade do IML, da irresponsabilidade do IML”, afirmou. Cabral disse que irá avaliar, junto a sua assessoria jurídica, quais medidas de representação podem ser tomadas contra o Estado.

Apesar das críticas a estrutura do IML, o parlamentar se disse solidário a greve dos médicos legistas e dos peritos oficiais do Estado iniciada hoje, em busca de melhores salários e condições de trabalho. “O problema não é dos profissionais que lá trabalham. O problema é estrutural. Falta gestão, responsabilidade e condições de trabalho”.

Atropelamento

O gari Pedro Bernardo da Silva Filho, de 26 anos, foi atropelado na noite do dia 26 de março passado enquanto trabalhava recolhendo o lixo na Avenida Dona Constança, no bairro do Poço. Submetido a vários procedimentos cirúrgicos, a vítima passou mais de 15 dias hospitalizada e ainda se recupera na casa de parentes, no bairro do Tabuleiro.

O acusado de atropelar o gari, João Paulo Barbosa Silva, de 30 anos, chegou a ser detido, mas, foi liberado mediante pagamento de fiança no valor de R$ 6 mil. Familiares do gari afirmam que, desde o acidente, Pedro não recebe ajuda do acusado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos