Governo prepara ação social no Carminha

Agência AlagoasGoverno prepara ação social no Carminha

Governo prepara ação social no Carminha

O conjunto Carminha, localizado no Benedito Bentes II, vai receber em breve uma série de ações do governo Estado, através da integração das secretarias do Trabalho, Educação, Assistência Social, Cultura, Paz, Mulher, Defesa Social e Articulação Política, com base nas ações do Plano Brasil Mais Seguro. Uma comitiva, composta por representes dessas pastas, esteve no local na manhã desta quinta-feira (12) para conversar com os integrantes da Base Comunitária de Polícia e verificar pessoalmente quais as carências e de que foram cada um pode contribuir de forma efetiva é rápida aos anseios da comunidade, que conta com famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Precisamos dar uma resposta imediata a essa população e a Base Comunitária será nosso porto seguro, porque os militares conhecem a peculiaridade da comunidade, o que vai facilitar nosso trabalho. Cada pasta vai informar suas ações imediatas sem que seja necessário esperar por recursos e, mediante o desenvolvimento dessas atividades, outras serão implementadas, com uma agenda que possa acontecer de agosto a dezembro deste ano. A Secretaria de Articulação Social irá identificar líderes locais, que serão fundamentais no processo”, ressaltou o secretário do Trabalho, Alberto Sextafeira, um dos gestores que acompanhou a visita ao Carminha e coordenou reunião de trabalho na Escola de Ensino Fundamental Professor Petrônio Viana, onde devem acontecer as atividades.

Ficou definida na reunião, que as ações do governo do Estado irão começar com o programa Governo Perto de Você, atendendo a comunidade local e adjacências com ações de cidadania. A data não ficou definida, mas deve acontecer até o início de agosto, com a finalidade de dar sequência nos próximos meses, utilizando os espaços e os profissionais da comunidade durante a semana e nos finais de semana, com atividades esportivas, torneios, cursos, entre outros. Essas ações serão copiladas pela Secretaria da Mulher para serem acopladas ao Plano de Segurança de Alagoas dentro do projeto Alagoas Cidadã.

O Sub-tenente Fleximan e o coronel Padilha, da Base Comunitária, relataram para a comitiva quais as necessidades dos moradores do Carminha, nas áreas da educação, saúde e social. Ano passado uma equipe da Secretaria do Trabalho fez uma busca ativa no local e já havia identificada a baixa escolaridade da população, o que dificultou a inserção em cursos de qualificação e posterior inserção no mercado de trabalho. Durante a reunião, os representantes das secretarias citaram programas dos governos federal e do Estado que podem atender a esse público, a exemplo do Brasil Sem Miséria e do Alfabetização com Qualificação Profissional, este segundo uma política da Secretaria Estadual de Educação que está sendo implantada em Alagoas.

“De imediato, a comunidade precisa de campos de futebol, quadras esportivas e creches para as crianças”, informou Fleximan, durante visita a locais no conjunto propícios a construção de campo e quadra de futebol.
A diretora adjunta da Escola de Ensino Fundamental Professor Petrônio Viana, Maria Tadéia Macêdo, demonstrou a felicidade de receber a comitiva do governo do Estado e apresentou os compartimentos da unidade, que conta com 10 salas de aula, biblioteca, pátio e laboratório de informática. “Já passamos por várias dificuldades aqui com nossos alunos e precisamos dessa parceria do Estado para atender às necessidades da comunidade escolar.

Essas ações serão importantes e farão nos sentir mais protegidos”, garantiu a adjunta da unidade escolar, que já conta com os programas Mais Educação, Bombeiro Mirim, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aulas de capoeira.
Na próxima segunda-feira (20), às 10h30, vai acontecer uma reunião na Secretaria de Assistência Social com a comissão formada por membros das secretarias envolvidas no Alagoas Cidadã, com o objetivo de definir as ações copiladas pela Secretaria da Mulher.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos