Projeto de videomonitoramento das escolas começa no Cepa

AscomAscom

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) iniciou o projeto de implantação do videomonitoramento nas escolas estaduais. O Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) será a primeira unidade estadual que receberá o auxílio de câmeras e do videomonitoramento para reforçar a segurança de estudantes, professores e servidores da educação.

O projeto da SEE faz parte do Programa Brasil Mais Seguro, lançado no último mês em Alagoas, para o combate à criminalidade no Estado. A ação contará com 178 câmeras para o monitoramento interno das 22 unidades localizadas no complexo educacional, incluindo as 11 escolas, além de nove câmeras que realizarão a vigilância externa do Cepa.

O comandante do Batalhão Escolar, major Hermes Cordeiro, explica que o monitoramento será realizado 24 horas durante toda a semana, além de finais de semana e feriados. “Militares e civis observarão as imagens das câmeras e acionarão o policiamento, caso necessário, para a ocorrência. O contato com a polícia será permanente”, afirma o major.

Na última terça-feira (17), representantes da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Batalhão de Ronda Escolar, participaram de uma reunião com o assessor especial da SEE, Francisco Beltrão, e definiram estratégias para a ação no complexo educacional. Na ocasião, os policiais conheceram a central de monitoramento localizada no Cepa e apresentaram o vídeo com as experiências de monitoramento realizadas na cidade de Recife. O próximo encontro será realizado nesta sexta-feira (20).

Conforme Francisco Beltrão, as escolas do Cepa já são monitoradas e seis das nove câmeras já foram instaladas para a segurança dos que frequentam o complexo educacional e daqueles que utilizam o transporte público próximo à unidade.

“Com o funcionamento das câmeras externas, o estudante poderá se locomover por todo o complexo, ir até o ponto de ônibus e se sentir mais seguro. O nosso objetivo é que o Cepa seja referência de segurança para as outras escolas. A partir de um ambiente mais seguro, a Secretaria da Educação pretende desenvolver ações nas áreas cultural e esportiva para garantir a presença do aluno mais tempo na escola”, afirma Beltrão.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos