Sgap leva para feira de produtos para o lar artesanato confeccionados por reeducandos

SgapSgap

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) leva para a Expolar o melhor do artesanato produzido pelos reeducandos do sistema prisional. Artigos de decoração, jogos de tabuleiro, entre eles damas e xadrez são alguns dos atrativos dessa segunda participação da Sgap na feira. O evento acontece no Centro de Convenções, no Jaraguá, e está aberto à visitação das 14 às 22h. A exposição vai até o dia 29 de julho.

Segundo a gerente de Produção e Laborterapia da Sgap, Elizabeth Kummer Sales, a feira vem superando as expectativas da organização, com uma boa presença de público. “As pessoas ficam encantadas com a qualidade dos produtos, até mesmo os que desconheciam o trabalho de artesanato que é feito no sistema prisional. Tem pessoas que adquirem os produtos pela necessidade, mas também como forma de participar ativamente do trabalho de ressocialização dos reeducandos. Cada compra é mais um incentivo para toda equipe”, ressaltou.

De acordo com a gerente até o momento os produtos mais procurados são os jogos de dama, xadrez e ludo. Mas, o público também fica admirado com a beleza dos baús, cofres e telas com pinturas expressionistas. Blusas, boleros, toalhas de mesa são outros atrativos do estande da Sgap na feira.

O processo de produção dos itens envolve reeducandos de todas as unidades do complexo prisional. Eles são divididos nas oficinas de marcenaria, de marchetaria artesanal, de serigrafia e de corte e costura. Os trabalhos de laborterapia também envolvem o biscuit, o filé e o tenerife que é uma técnica de bordado semelhante ao filé.

Além de se preocupar com a organização do espaço, a Sgap realizou um trabalho de divulgação da feira dentro do sistema prisional com o intuito de atrair os familiares dos reeducandos para conferir o resultado do trabalho realizado por eles nas oficinas de laborterapia. “Essa iniciativa vai ajudar a difundir o trabalho deles. A cada evento que realizamos para divulgar os produtos eles se sentem mais motivados a produzir”, comentou Elizabeth Kummer.

A presença da Administração Penitenciária na Expolar foi possível graças ao apoio da organização da feira que cedeu o espaço após uma solicitação enviada pela Sgap.

Fonte: Sgap

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos