Erro põe bandeira da Coreia do Sul ao lado de norte-coreanas, que não entram em campo e atrasam jogo

ESPNA1ª garfe de Londres

A1ª garfe de Londres

A partida Colômbia x Coreia do Norte, válida pela primeira rodada do grupo C do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Londres, em Glasgow (Escócia), teve seu início adiado em uma hora e cinco minutos. E o motivo traz forte conotação histórica: a bandeira da Coreia do Sul foi utilizada pela organização para anunciar as jogadoras norte-coreanas no telão do Hampden Park.
Com isso, a seleção norte-coreana se recusou a entrar em campo ao ver que a bandeira era a do país com quem tem problemas quase irreparáveis. O locutor do estádio anunciou que a partida fora atrasada por “questões de bastidores”, e o duelo começou às 20h50 horário local (16h50 de Brasília).

A organização dos Jogos (Locog) já se desculpou pelo incidente na Escócia.

O caso não é o primeiro de confusão em eventos esportivos na Inglaterra envolvendo a bandeira norte-coreana. Antes da Copa de 1966, um problema diplomático sério era que o Reino Unido não reconhecia o governo da Coreia do Norte e era proibido hastear a bandeira do país asiático em território britânico. A Fifa ameaçou tirar a Copa da Inglaterra, que resolveu então colocar a bandeira norte-coreana nos estádios, mas restringiu o início nacional do país apenas para a estreia e para uma eventual final.

Os sérios problemas entre as Coreias já teve vários capítulos em Jogos Olímpicos. Em Seul-1988, os sul-coreanos enviaram um convite oficial para os rivais do Norte, que recusaram. Já em Sydney-2000, as delegações dos dois países entraram juntas no Estádio Olímpico para a cerimônia de abertura. No entanto, cada nação competiu por si só.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos