Contrato reduz em 20% as perdas da Casal em Maceió

Levantamento realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Maceió mostra que os índices de perdas caíram 20% em menos de dois anos, passando de 68,3% para 48,2% – hoje, a média nacional está em torno de 35,9%, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Essa queda nos índices coincide com as ações do programa de redução de perdas, fortalecido pelo contrato de transferência de tecnologia firmado entre a Casal e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no valor de R$ 20 milhões.
"Esses números mostram uma situação muito boa e surpreendente para um período tão curto de ações realizadas; entretanto, eles servem também para mostrar que toda dedicação, esforço e competência gerencial dos técnicos da Casal e da Sabesp estão sendo validados, o que garante que os trabalhos que serão realizados em outras áreas da cidade de Maceió, no segundo contrato com a Sabesp, deverão fezer com que Maceió atinja, até 2014, um índice de perdas inferior à média nacional e, provavelmente, abaixo dos 30%", salientou o presidente da Casal, Álvaro Menezes, em documento encaminhado ao governador Teotonio Vilela e à presidente da Sabesp, Dilma Seli Pena.
Em dezembro de 2009, o índice de perdas, em Maceió, era de 68,3%; em dezembro de 2010, esse índice caiu para 61% e, em junho de 2012, para 48,2%, sendo que, na região litorânea – área situada entre os bairros do Poço e Cruz das Almas -, onde foram implantados os Distritos de Medição e Controle (DMCs), o índice baixou para 23,9%, em média, sendo que, em alguns DMCs, o índice ficou abaixo dos 15%.
"Vale salientar que, nessa área, houve um incremento significativo na oferta de água proveniente das ações de redução de perdas, propiciando regularidade no abastecimento 24 horas por dia, com pressões acima dos 15 metros de coluna de água, controladas através de válvulas reguladoras de pressão (VRPs), evitando sobrecarga na rede e, consequentemente, rompimentos", afirmou a gerente da Unidade de Negócio Jaraguá, Fátima Acioly.
Outra constatação importante, no levantamento da Casal, é o crescimento da arrecadação e do faturamento em Maceió. Entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011, o incremento da arrecadação foi da ordem de 35%, enquanto o faturamento cresceu aproximadamente 30%, em decorrência das ações de combate à inadimplência, cobrança efetiva de devedores, regularidade no abastecimento de água e melhoria na prestação dos serviços.
De acordo com o presidente da Casal, os resultados financeiros representados pelo ganho de arrecadação na cidade de Maceió foram significativos e decorrem das ações para redução de perdas, tanto comerciais quanto operacionais.

Fonte: Casal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos