Educação Estadual entrega escolas recuperadas no Litoral Norte

Agência AlagoasAgência Alagoas

Mais duas escolas da rede pública estadual que passaram por reformas emergenciais foram entregues pelo secretário de Estado da Educação, Adriano Soares. Localizadas no Litoral Norte, as Escolas Ambrósio Lyra, em Passo de Camaragibe, e Sebastião Felisberto de Carvalho, na Ilha da Crôa, Barra de Santo Antônio, estão entre as 163 selecionadas para as obras realizadas pelo Governo. Com a entrega, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) já contabiliza 115 escolas com recuperação concluída.
Uma estrutura colonial erguida em 1921 abriga a Escola Estadual Ambrósio Lyra, em Passo de Camaragibe. A unidade de ensino é considerada patrimônio histórico do município, já que foi fundada pelo jornalista e advogado Fernandes Lima (governador de Alagoas de 1918 a 1924) e fez parte da formação escolar do ilustre dicionarista Aurélio Buarque de Holanda.
Conservando a arquitetura original, a escola passou por recuperação da coberta, com substituição de forro e madeiramento, pintura, revisão das redes hidráulica e elétrica, instalação de rede lógica para a área de informática, recuperação do piso em madeira, aplicação de azulejos na cozinha e construção de rampas de acessibilidade.
A Ambrósio Lyra oferta atividades nos três turnos, atendendo alunos do 3º ao 9º ano dos Ensinos Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Recepcionado pela Orquestra Filarmônica da Prefeitura Municipal, o secretário Adriano Soares, acompanhado por técnicos da Secretaria da Educação, visitou as dependências da escola .“A escola não é apenas parede, cimento, teto. Vocês, estudantes, fazem isso aqui; são vocês são o principal instrumento de transformação. O estudo faz a diferença, faz com que cada um conquiste seu lugar no mundo. Somos os verdadeiros construtores de nossa história”, ressaltou.
Soares citou ainda alguns dos projetos da Educação que estão em andamento, a exemplo do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos servidores, concurso público, internet para todas as escolas e implantação da biometria como controle de frequência dos alunos, com o propósito de combater a evasão escolar. “A mudança está acontecendo e vai muito além das reformas”, enfatizou o secretário.
Barra de Santo Antônio
Já na Escola Estadual Sebastião Felisberto de Carvalho, na Barra de Santo Antônio, uma parceria firmada entre a secretaria e a construtora responsável permitiu que pais de alunos e ex-alunos da escola trabalhassem nas obras da recuperação da instituição de ensino.
Para a diretora adjunta Roselanne Sandes, o trabalho executado pela própria comunidade é mais uma forma de contribuir para a disseminação da cultura da conservação, tão praticada na Sebastião Felisberto. “A unidade é modelo no que diz respeito à preservação do espaço físico. A Educação não passa só pela parte pedagógica, tem que haver conscientização”, comenta.
Com 658 estudantes matriculados nos três anos do Ensino Médio, a escola contou com limpeza do piso, pintura interna e externa, reparos hidráulicos e elétricos, instalação de vidro na sala da secretaria escolar e novos ventiladores. Para reforçar a segurança, as fechaduras das salas também foram substituídas e a iluminação foi ampliada.
A aluna do 3º ano Jáfia Moraes, de 17 anos, falou da alegria em ver a escola reformada. “A escola estadual prepara e capacita para a vida profissional e eu digo isso com muita satisfação. Ver a escola renovada só dá mais gosto de estudar. O ambiente está ainda mais agradável e a felicidade é geral”, destaca a jovem.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos