Regina Miki anuncia implantação do Brasil Mais Seguro em Rio Largo

Priscylla Régia/Alagoas 24 HorasPriscylla Régia/Alagoas 24 Horas

A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participou da quarta e última sessão pública da Comissão Especial de Investigação (CEI) da Violência na Câmara Municipal de Maceió, na tarde desta terça-feira (4). Na ocasião a secretária destacou os avanços e números do Plano Nacional de Segurança Pública, além de anunciar as medidas que serão adotadas nos próximos meses.

A secretária revelou que a implantação do plano no município de Arapiraca surtiu o efeito esperado. O crime teria sido “estagnado” no local, porém, migrado para outras cidades do Estado, cujos nomes preferiu não revelar.

Dados apresentados pela secretária apontam que cinco municípios são responsáveis por um percentual de 14% da criminalidade no Estado. Dentre eles, a cidade de Rio Largo, localizada na Região Metropolitana de Maceió.
É lá que o programa Brasil Mais Seguro será implantado, nesta nova etapa. Segundo Miki, o processo será idêntico ao realizado em Maceió e Arapiraca: operações conjuntas entre as polícias, incursões em bairros considerados violentos e reforço no policiamento ostensivo.

Ainda segundo dados do programa, nove bairros de Maceió são responsáveis por 70% dos crimes registrados no estado. Para a secretária, esses locais seriam um reflexo da ausência do poder público e disparou: “o Governo Federal enviou ao Estado de Alagoas câmeras de vídeomonitoramento, mas o governo não foi capaz de licitar as câmeras. Se for preciso o Ministério da Justiça enviará técnicos para licitar, não tem problema. O que não pode é ficar nesse jogo de empurra. Só quero que elaborem bem as políticas públicas”.

Regina Miki disse que visitou bairros como o Jacintinho e não entende como espaços urbanizados como o mirante não são aproveitados para a construção de bibliotecas públicas. Ela também cobrou a integração com o poder público municipal e sugeriu a capacitação de guardas municipais pelo Senasp para que possam trabalhar em conjunto com as polícias.

Desarmamento

Dados do Plano Nacional de Segurança Pública mostram que a arma de fogo foi responsável por 457 crimes cometidos em Arapiraca. A secretária apresentou os números para destacar a importância do desarmamento da sociedade. Para ela uma ótimo iniciativa do governo foi indenizar as pessoas que resolveram entregar suas armas. Até o momento 200 armas já foram entregues pela população e R$ 150 mil pagos pelo governo como bonificação.

A secretária encerrou suas considerações na Câmara com críticas à imprensa. Para ela, os meios de comunicação devem refletir melhor sobre o que é noticiado, pois a “sensação de insegurança tem sido maior que os índices de criminalidade”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos