Ex-chefe de gabinete do DF tem volta discreta a comitê que organiza Copa

Na época da sua exoneração, Cláudio Monteiro era, além de chefe de gabinete, o secretário-executivo do comitê organizador Brasília 2014.

Diogo Alcântara/TerraApós se ver livre de denúncias de corrupção, Cláudio Monteiro (à esquerda) volta a ser homem forte da Copa em Brasília

Após se ver livre de denúncias de corrupção, Cláudio Monteiro (à esquerda) volta a ser homem forte da Copa em Brasília

Afastado do governo do Distrito Federal por suspeita de corrupção, Cláudio Monteiro voltou, discretamente, a ser o responsável pelo comitê organizador da Copa do Mundo em Brasília. Monteiro deixou o cargo de chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz (PT) em abril. Ele foi submetido a um processo administrativo, que não encontrou provas de "deslizes" ou "conduta irregular".

"Após regular instrução, com diligências e produção de provas documentais e testemunhais, nos termos do Relatório circunstanciado e conclusivo da referida Comissão de Processo Administrativo, restou concluída a ausência de qualquer deslize ou conduta administrativamente irregular atribuível ao Senhor Francisco Cláudio Monteiro", diz um trecho do despacho assinado pelo governador em 30 de agosto e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.

Na época da sua exoneração, Cláudio Monteiro era, além de chefe de gabinete, o secretário-executivo do comitê organizador Brasília 2014. De volta ao governo, ele retoma a função com outro título: secretário extraordinário da Copa.

Em escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal, que apurava esquemas de corrupção de Carlinhos Cachoeira, Cláudio Monteiro foi citado numa conversa sobre a nomeação de um diretor para o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal. Ele não aparece falando das gravações, mas foi acusado de fazer a nomeação em troca de propina. Ele nega as acusações. À Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a ligação de Cachoeira com empresários, servidores e políticos, Monteiro abriu seus sigilos bancário, fiscal e telefônico.

O secretário voltou ao trabalho na última quinta-feira (6 de setembro), e neste domingo acompanhou a comitiva da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, que inspecionava o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Ele não deu declarações à imprensa e, até a publicação desta reportagem, Monteiro não retornou a demanda de contato feita pelo Terra por meio de sua assessoria de imprensa.

O governador Agnelo Queiroz também evitou fazer comentários sobre a readmissão de Cláudio Monteiro ao governo do DF. "(Ele) é o secretário. Foi nomeado secretário extraordinário da Copa", limitou-se a dizer.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos