Lançamento do documentário A lenda do bode do Ponte

No próximo dia 17 de setembro (segunda-feira), a partir das 19 horas, no Cine SESI Pajuçara, será lançado o documentário “A Lenda do Bode do Ponte”, com direção de Pablo Gomes. Entrada franca.

SINOPSE

Na pequena cidade de São Miguel dos Milagres, situada no litoral norte de Alagoas, distante 00 Km de Maceió, o cenário de uma casa centenária em ruínas faz parte de uma lenda local: “O Bode do Ponte”, que conta a estória de um senhor de engenho perverso e malvado que, por castigo, transformou-se em um “bode assombrado”.Antes que as ruínas desapareçam, um estudante de cinema decide produzir um documentário sobre a lenda, procurando suas verdadeiras origens e mostrando sua importância cultural para a identidade cultural da região, preservando-a antes que desapareça, juntamente com as ruínas, da memória dos habitantes do lugar.

O DOCUMENTÁRIO
O Filme mostra as várias versões da Lenda do “Bode do Ponte”. Depoimentos de pessoas que juram ter visto essa figura lendária ou ter ouvido os berros do malvado do encantado senhor de engenho. Também aborda o impacto cultural da lenda na cidade de São Miguel dos Milagres e cidades circunvizinhas, assim como a verdadeira estória do temido latifundiário que enterrava seus escravos vivos e aterrorizava a sociedade da época. Nessa estória há influências da Literatura de Cordel, de onde a lenda pode ter si originado. Por isso, a importância de sua preservação para a cultura e a identidade da região norte de Alagoas, mostrando a necessidade das autoridades políticas e dos habitantes de São Miguel dos Milagres em preservar as ruínas e a lenda, que podem desaparecer. A apropriação da lenda através das manifestações culturais como a literatura, o teatro, a música e o cinema são tentativas de impedir seu apagamento da memória social.

O DIRETOR
Pablo Gomes nasceu em Maceió, Alagoas. Aos 18 anos se mudou para Londres onde estudou roteiro cinematográfico na London Academy of Film. Dois anos depois fixou residência no Rio de Janeiro onde estuda cinema na Universidade Gama Filho, curso coordenado pelo cineasta Ruy Guerra. Pablo já trabalhou em dezenas de curtas, alguns deles produzidos durante o tempo de universidade. Seu primeiro curta foi o documentário “Conversa de Pescador’” (2007) sobre estórias de pescador em São Miguel dos Milagres. Em 2009, ele produziu e dirigiu seu primeiro curta de ficção: “Olhando o Mar”. Desde 2011, Pablo dirige o Programa “EU QUERO VER”, produzido pela CUT Alagoas. Pablo, aos 28 anos, está lançando seu primeiro longa metragem, o documentário “A Lenda do Bode do Ponte”. Contato: (82) 9930-0105. Veja trailler: http://www.obodedoponte.webs.com/

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos