CEI da Violência recebe relatório para auxiliar no combate à violência

O relatório representa uma série de estatísticas levantadas a partir de informações publicadas nos jornais da capital.

AscomCEI da Violência

CEI da Violência

Os membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Violência receberam, nesta terça-feira, 18, o relatório elaborado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Direito, Sociedade e Violência do Cesmac. O documento irá subsidiar o relatório final da CEI, que deverá ser entregue na próxima semana e irá apontar para a adoção de medidas eficazes no combate à violência, especialmente contra os jovens. O relatório representa uma série de estatísticas levantadas a partir de informações publicadas nos jornais da capital.

De acordo com o presidente da CEI, vereador Ricardo Barbosa (PT), o levantamento feito pelo núcleo representa um importante instrumento de identificação de diversos índices, a exemplo de horário com maior incidência de crimes, drogas mais consumidas em Maceió, entre outros. “Esse estudo revela números de grande importância para o nosso trabalho. Números que o governo do Estado tem e não nos repassou. A CEI não vai repetir esse trabalho mesquinho do governo e vai desnudar esses dados para a sociedade”, garantiu Ricardo Barbosa.

O reitor do Cesmac, João Sampaio, que presidiu a cerimônia, salientou que a instituição, na condição de fundação, cumpre seu papel social. “A academia tem um papel social muito grande, especialmente no campo da inserção social”, declarou ele. O professor Douglas Apratto, também presente, acrescentou que é papel da academia contribuir para o avanço social. “Por isso, o Cesmac desenvolve várias linhas de pesquisa voltadas para a inclusão social”, disse.

O coordenador da pesquisa, professor Luiz Sávio de Almeida, explicou que o documento entregue hoje aos vereadores foi construído tendo como base as matérias publicadas nos jornais de Maceió. Ele disse que o material concluído se refere à coleta feita entre os meses de junho a dezembro do ano passado, mas que continua este ano. “Nesse levantamento, observamos alguns aspectos importantes, como aplicação da Lei Maria da Penha; atuação dos movimentos sociais nos crimes contra os moradores de rua; homofobia nas escolas, entre outros. O resultado é que permite aos vereadores fazer cruzamento de informações de diversos tipos”, afirmou Luiz Sávio.
O trabalho coordenado pelo professor Luiz Sávio foi realizado por estudantes de diversos períodos do curso de Direito. Os vereadores receberam, além do material impresso, uma cópia em arquivo digital, o que possibilitará o cruzamento de informações sempre que necessário.
Toda a solenidade foi acompanhada pelos estudantes que fizeram a coleta de dados e as informações do relatório, professores do Cesmac, vereadores Ricardo Barbosa e Marcelo Malta (PC do B), relator da CEI da Violência, bem como o consultor da comissão, o advogado Pedro Montenegro.

Fonte: Delane Barros/Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos