Polícia Militar anuncia 90% do efetivo nas ruas para eleições 2012

Alagoas24horasCoronel Gilmar Batinga, comandante do Policiamento da Capital

Coronel Gilmar Batinga, comandante do Policiamento da Capital

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) anunciou nesta quinta-feira, dia 4, durante reunião com os oficiais da tropa, que deverá utilizar 90% do seu efetivo, cerca de 7.300 homens, para garantir a segurança nas eleições em todo o Estado. Militares do serviço burocrático, em férias, e em outras situações foram convocados para trabalhar no pleito. A tropa começa a embarcar às 6h desta sexta-feira, 5, para os municípios mais distantes, e no domingo, nas cidades da região metropolitana.

De acordo com o comandante do CPC, coronel Gilmar Batinga, todo o planejamento da PM foi elaborado em quatro etapas, período pré-eleitoral, embarque, segurança das urnas e comemoração dos vencedores. A operação, denominada Voto Legal, está em andamento desde a última segunda, dia 1º.

Em entrevista à imprensa, Batinga afirmou que a Polícia Militar está preparada para atuar nas eleições e que as principais preocupações dizem respeito ao combate à compra de votos, cadastro de eleitores e retenção de títulos eleitorais, crime frequente sobretudo no interior do Estado.

O comandante do policiamento também citou quatro municípios como áreas que receberão ‘atenção especial’ da polícia militar, são eles Água Branca, Jacaré dos Homens, Mata Grande e Inhapi. Os municípios são considerados pela tensão gerada durante a campanha.

Na capital, segundo o esquema operacional da PM, os principais colégios eleitorais receberão reforço policial. Nas cidades da região metropolitana, além do efetivo local, serão enviadas mais quatro guarnições com 16 militares.

O coordenador do CPC garantiu, ainda, que o comando não irá tolerar a intervenção de militares a serviço de candidatos no processo. “Se for constatado que o militar está utilizando a sua autoridade para beneficiar qualquer candidato ele será preso e encaminhado para o quartel da PM”, determinou.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos