Encontro de Segurança no Trânsito debate sobre direção segura

Ascom/SesauEncontro de Segurança no Trânsito debate sobre direção segura

Encontro de Segurança no Trânsito debate sobre direção segura

Com o objetivo de discutir a importância do respeito às leis e a consciência de um trânsito seguro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) realizaram o II Encontro de Segurança no Trânsito. O evento, que visa diminuir o número de acidentes no trânsito em Alagoas, aconteceu nesta quarta-feira (17), no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.

O encontro abordou sobre as responsabilidades de cada órgão para atingir uma redução considerável de acidentes de trânsito. De acordo com Eliana Padilha, diretora de Promoção da Saúde da Sesau, a prevenção é uma das iniciativas evidenciadas pela secretaria. “Essa prioridade se deve aos altos custos que a Saúde investe com esses agravos. Mas, além de pensar essa redução, a Sesau trabalha principalmente em parceria para educar os motoristas e motociclistas para uma direção segura”, explicou.

No Hospital Geral do Estado (HGE), os números quanto aos acidentes de trânsito chegam a 6.641 atendimentos no período de janeiro a julho deste ano. De acordo com Eloy Yanes, coordenador estadual do Comitê para Redução da Morbimortalidade no Trânsito, em 2011, apenas o HGE atendeu 10.304 acidentados de trânsito, com 64 óbitos neste período e 3.658 atendimentos a motociclistas acidentados.

Segundo o coordenador estadual, é necessária a construção de uma nova consciência, fundamentada em valores morais e éticos de respeito e cooperação. “Tais princípios certamente produzirão mudanças importantes na mentalidade dos jovens, contribuindo na formação de um trânsito mais humano e seguro”, completou Eloy Yanes.

O crescente número de acidentes de trânsito no Estado acarreta também no fato de Alagoas ter o maior índice de acidente com perda total do veículo do Nordeste. O dado foi apresentado por representante da seguradora Porto Seguro, que, por essa razão, justificou que o custo do seguro nos Estado é alto e tende a aumentar ainda mais.

Programação – Dentre os temas discutidos no encontro, foram abordados os Crimes de Trânsito, Acidentes de Trânsito, Comportamento do Motorista no Trânsito, Segurança no Trânsito, a Velocidade e as Conseqüências no Trânsito e Fiscalização de Trânsito.

As temáticas foram abordadas pelo professor e advogado Welton Roberto; o diretor do IML, Luis Mansur; a especialista em Trânsito, Amália Vasconcelos; o arquiteto do Detran, Renan Silva; o policial rodoviário federal, Edmilson Ribeiro; e o capitão da PM, Marcelo Amâncio.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos