A portas fechadas, vereadores extinguem cargos comissionados

Alagoas24horasClima foi de conversas 'paralelas' entre os vereadores

Clima foi de conversas ‘paralelas’ entre os vereadores

A sessão ordinária desta terça, dia 23, foi marcada pela relutância dos vereadores da Casa de Mário Guimarães em falar com a imprensa e por uma reunião – a portas fechadas – que resultou na extinção de 266 cargos comissionados do quadro de pessoal.

As mudanças têm caráter imediato, mas segundo o presidente da Casa, Galba Novaes (PRB), só devem ser ‘sentidas’ a partir de janeiro de 2013.

A sessão marcou, ainda, o reaparecimento do vereador Berg Holanda (PR), que acusou Galba Novaes de nepotismo e de fazer negociatas com o dinheiro devolvido pelo Legislativo para o Executivo Municipal. Aguardado ansiosamente pela imprensa, Holanda se recusou a falar com os jornalistas no plenário e saiu ‘discretamente’ do prédio da Câmara de Maceió.

Já o conteúdo da discussão sobre a redução do pessoal comissionado da Câmara de Maceió foi repassado à imprensa pelo presidente da Mesa Diretora. Novaes destacou que com a redução (determinada pelo Ministério Público Estadual), a Casa de Mário Guimarães será o parlamento mirim com o menor quadro de pessoal de todo o país.

O número de comissionados cai dos atuais 505 para 239. Só na Mesa Diretora a redução será dos atuais 165 para 29, uma economia de cerca de R$ 100 mil. O número de efetivos permanece em 162, destes, segundo o presidente da casa, 12 serão aposentados no próximo ano. Novaes voltou a defender a realização de concurso público, uma vez que levantamento do quadro de pessoal apontaria que mais de 1/3 da Casa é composta por servidores com mais de 65 anos.

Ainda segundo Novaes, a proposta de extinção dos cargos foi aceita de forma ‘unânime’ pelos vereadores presentes à sessão.

Mais vereadores

A redução no quadro de pessoal se dá justamente em meio ao imbróglio jurídico que irá determinar se o legislativo municipal irá receber – ou não – mais nove edis na nova legislatura. De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral, o processo não tem previsão para votação.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos