Estudantes alagoanos apresentam trabalhos em Florianópolis

Ascom/UfalEstudantes alagoanos apresentam trabalhos em Florianópolis

Estudantes alagoanos apresentam trabalhos em Florianópolis

Quatro alunos de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas, da Unidade de Viçosa, do Campus Arapiraca, apresentaram trabalhos de pesquisas durante o 10º Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV). Eles são integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) e estiveram em Florianópolis, no período de 1º e 4 de novembro.

As apresentações se dividiram em orais e expostas em pôsteres. O estudante Itallo Ronaldo Vieira, que acompanha as atividades no Ambulatório de Medicina Veterinária, apresentou o trabalho “Trepanação Óssea e Extração de Molares com Equino em Posição Quadrupedal: Relato de Caso”, caso clínico atendido pelo Grupequi de Viçosa. Waldelucy Felix Silva apresentou o pôster “Tenectomia de Ramo Medial do Tibial Cranial Associada ao Uso de Suspensão Neurolítica Perineural para Tratamento de Osteoartrite Társica em Equino: Relato de Caso”, em que aliou cirurgia ao uso da composição neurolítica com patente desenvolvida pelo grupo de pesquisa no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), depositada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal, sob nº PI 1107291-1, na Revista INPI 2178 de outubro desse ano.

As apresentações orais envolveram mais um caso de teste clínico da patente desenvolvida e depositada pela Ufal. Thiago Jhonatha Silva apresentou o trabalho intitulado “Infiltração de Composição Etanólica Intra-articular Associada à Neurectomia Palmar para Tratamento de Osteoartrite Interfalângica Proximal em Equino: Relato de Caso”. O estudante Lucas Santana da Fonseca apresentou resultados parciais do projeto Pibic “Estudo Comparativo Entre Bupivacaína a 0,5 % e Ropivacaína a 0,5% nos Bloqueios dos Nervos Palmares de Equinos, com o Resumo Expandido Efeitos da Ropivacaína 0,5% em Bloqueios Perineurais Palmares de Equino”.

Segundo o orientador dos alunos, Pierre Barnabé Escodro, os trabalhos apresentados possibilitaram experiência e bagagem de curso. "A convivência com estudantes e pesquisadores de outras instituições estimula os discentes auxiliando no crescimento do curso de Medicina Veterinária da Ufal", completou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos