Governo busca tecnologias para setor agrícola

O governador Teotonio Vilela Filho cumpre agenda no exterior a partir desta segunda-feira (12), quando se reúne com o presidente do Banco Mundial, Luíz Alberto Moreno, em Washington, nos Estados Unidos. No encontro, haverá apresentação sobre a gestão no Estado de Alagoas e reuniões técnicas com representantes das divisões de gestão fiscal e instituições para o desenvolvimento do BID. Na terça (13), o governador vai ao Canadá, onde participa de compromissos com representantes da cadeia produtiva do leite.
De acordo com diretor para Assuntos Internacionais, Eduardo Magalhães, a reunião em Washington é a finalização das negociações entre o Estado e o Banco Mundial. O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, acompanha o governador na reunião.
Na terça-feira (13), o governador Teotonio Vilela e o vice-governador José Thomaz Nonô estarão na cidade de Montreal, no Canadá, onde serão firmados acordos de cooperação técnica com o Estado de Alagoas no setor do laticínio e da pecuária. Os gestores do Executivo alagoano participarão de discussões sobre a necessidade de aumentar a produtividade do gado leiteiro em Alagoas.

Essa missão visa a cooperação para desenvolvimento tecnológico de projetos, a transferência de tecnologia, capacitação para o corpo técnico do Estado e a parceria em projetos conjuntos com apoio do Governo do Canadá. Os gestores do Executivo alagoano participarão de discussões sobre a necessidade de aumentar a produtividade do gado leiteiro em Alagoas.
A principal alternativa para esse fim é melhorar a produção dos alimentos – a exemplo da ração balanceada que é produzida no Canadá. “O objetivo é compartilhar experiências e trocar formas de apoio que beneficiem os produtores do leite, especialmente os micro produtores”, explicou Teotonio que vai iniciar as atividades reunindo-se com o Sindicato dos Produtores Agrícola do Québec, em Longueil.
No dia seguinte, o encontro será com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação. Haverá visita ao Centro de Expertise na Produção de Leite do Quebec e às instalações de pesquisa agropecuária do McDonald College da Universiade McGill. No fim da tarde, haverá apresentação das oportunidades do Estado de Alagoas onde serão expostas as vantagens para se investir em Alagoas.
Na quinta-feira (15), a comitiva seguirá para a cidade de Saint-Hyacinthe, onde fará visita ao Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar do Québec e ao Centro de Inseminação Artificial do Quebec. No último dia de trabalho, o governador se reúne com o Ministério das Relações Internacionais da Francofonia e do Comércio Exterior na Assembléia Nacional do Québec. No sábado (17), o governador e sua comitiva retornam à capital alagoana.
O diretor para Assuntos Internacionais, Eduardo Magalhães, avalia que a presença do governador possibilita melhoria nas negociações. “Com o governador presente, as tratativas tornam-se mais favoráveis ao Estado. Os gestores internacionais enxergam mais nitidamente a necessidade de apoiar, de ajudar e de trocar suas experiências conosco devido ao nosso compromisso”, explicou Magalhães.
Transmissão de cargo
O presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Costa Filho, assumirá o governo durante o período em que o governador estiver ausente. A posse será no sábado (10), às 10h, no auditório do Palácio República dos Palmares.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos