PMDB em Alagoas obtém o melhor índice de prefeitos eleitos no Brasil

Ascom/FUGSabino, professor Abel, Márcia Marcolina e o deputado Eliseu Padilha na inauguração do busto de Ulysses Guimarães

Sabino, professor Abel, Márcia Marcolina e o deputado Eliseu Padilha na inauguração do busto de Ulysses Guimarães

Alagoas é o Estado em que o PMDB obteve a melhor performance no número de postulantes ao cargo de prefeito que saíram vitoriosos nas urnas. De 39 candidatos, 25 foram eleitos, um índice de 64%. Com 56%, o partido registrou o segundo melhor aproveitamento na Paraíba, seguido de Roraima com 53%. Os números foram apresentados no encontro “Tecendo a Rede – Formando um novo cidadão” realizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), na quarta e na quinta-feira, em Brasília.

A representação alagoana presente ao evento, no Hotel San Marco, ficou feliz com o estudo apresentado pela FUG. “Ficamos regozijados com o desempenho do nosso partido em relação aos demais estados”, disse o presidente estadual da FUG, Sabino Fidélis, atribuindo ao senador Renan Calheiros, presidente do partido em Alagoas, e a todos os demais peemedebistas este momento histórico e de aceitação da sociedade vivido pela sigla.

O encontro, com a participação de peemedebistas de todo o Brasil, com a presença do presidente nacional do partido, em exercício, Valdir Raupp (PMDB-RO), o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da FUG, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), entre outras lideranças nacionais, serviu também para um balanço dos cursos da FUG e seus avanços nas eleições municipais, assim como a definição do plano de ações para 2013 e a promoção de palestras e cursos sobre gestão pública.

Antes dos números apresentados pela FUG, a representação do PMDB alagoano no encontro mostrou que o partido conquistou o maior número de prefeituras nas eleições deste ano no Estado: 25, o equivalente a 24,51% das 102 cidades alagoanas. Elegeu ainda 18 vice-prefeitos, um avanço de 50% em relação a 2008, quando elegeu 19 prefeituras – 18,63% – e 12 vice-prefeitos, equivalente a 11,76% do Estado.

O crescimento no número de vereadores do PMDB foi também acentuado. O partido conquistou 110 cadeiras no legislativo municipal, um acréscimo de 28% em relação a 2008. Fez a maior bancada em Maceió (três vereadores), em Arapiraca (quatro) e Palmeira dos Índios (quatro). Estas cidades representam três dos maiores colégios eleitorais do Estado. Em Japaratinga, um caso singular: das nove vagas, o partido ficou com seis cadeiras.

Outros destaques apresentados no encontro da FUG pelo PMDB alagoano foi a criação dos núcleos do PMDB Jovem, PMDB Mulher e a preparação dos candidatos através dos cursos da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), considerados de fundamental importância para o êxito do partido nas eleições deste ano. O PMDB Jovem, por exemplo, elegeu os prefeitos de Feliz Deserto, Coité do Nóia, São José da Laje, Novo Lino e Igaci. Fez ainda o vice-prefeito de Arapiraca, com a eleição de Yale Fernandes. A implantação do PMDB Mulher contribuiu para a eleição de cinco prefeitas, entre elas Juliana Almeida, em Mar Vermelho, presidente estadual do núcleo. O número de vice-prefeitas aumentou 100%, de dois para quatro. A vereadora mais votada em Arapiraca, Aurélia Fernandes, também pertence ao PMDB Mulher.

Além do presidente estadual da FUG, participaram do evento nacional, como representantes do PMDB em Alagoas, o vice-prefeito eleito de Arapiraca, Yale Fernandes; Márcia Marcolino, secretária administrativa do partido; professor Abel e Josivan Vital, coordenadores da FUG em Alagoas. A comitiva alagoana também participou da inauguração do busto, no Bosque dos Constituintes, em memória aos 20 anos de seu falecimento.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos