Internautas veem com desconfiança Eleições da OAB/AL nesta sexta

Ao questionamento “Você acredita na lisura do processo eleitoral da OAB/AL?”, 80,2% dos internautas responderam não; 11,9% responderam sim e 7,9% afirmaram que acreditam ‘em parte’.

As eleições para a escolha da nova presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL) ocorre nesta sexta-feira, 23, sob a desconfiança da população. Pelo menos é o que mostra a enquete realizada pelo Alagoas24horas.

Ao questionamento “Você acredita na lisura do processo eleitoral da OAB/AL?”, 80,2% dos internautas responderam não; 11,9% responderam sim e 7,9% afirmaram que acreditam ‘em parte’.

Considerada a mais disputada da história da entidade em Alagoas, a eleição para a OAB foi marcada pela animosidade entre os opositores – demonstrada principalmente por meio das redes sociais – e, na reta final, pela divulgação de um áudio onde integrantes da Chapa OAB Para Todos, encabeçada pela atual vice-presidente da Ordem, Rachel Cabús, aparecem discutindo o pagamento de anuidades dos advogados inadimplentes.

Considerado pelos adversários como prova da compra de votos e abuso de poder econômico, o áudio ganhou enorme repercussão e trouxe uma comissão da OAB Nacional para acompanhar in loco o pleito eleitoral em Alagoas.

O material, distribuído anonimamente entre os adversários da atual administração da Ordem e setores da imprensa, foi entregue à Polícia Federal pelo candidato Welton Roberto, da chapa Prerrogativa é a Ordem. Além de solicitar à PF a análise da gravação e pedir a abertura de inquérito para apurar as denúncias, o advogado solicitou ao Conselho Federal a intervenção na OAB/AL e a impugnação da candidatura de Cabús.

Como desdobramentos da crise, três nomes de peso que integravam a chapa OAB Para Todos renunciaram aos cargos: Paulo Brêda, que era candidato a vice-presidente, Adriano Argolo, candidato ao cargo de conselheiro e Ricardo Melro, também candidato a conselheiro, cuja saída da chapa foi anunciada nesta quinta-feira. Ao deixarem a disputa, Brêda e Argolto criticaram a atuação dos adversários e o ‘baixo nível’ da campanha.

Novas denúncias

Mais um capítulo da novela ‘Eleições na OAB/AL’ se desenrolou nesta semana, quando Marcelo Brabo, candidato com a chapa Mais OAB, marcou uma entrevista coletiva à imprensa prometendo novas denúncias. A coletiva foi desmarcada sem maiores explicações e ganhou força, nos bastidores, a informação de que um grande escritório jurídico ligado a uma das chapas teria quitado, com um cartão de crédito, a anuidade de pelo menos 60 advogados.

Em outro lance da disputa, a candidata Cláudia Amaral, da chapa Nossa Ordem é Outra, solicitou a Comissão Eleitoral do Conselho da OAB Nacional o adiamento do pleito até que as denúncias envolvendo compra de votos sejam esclarecidas, mas, não teve o pedido acatado.

Já nesta quinta-feira, 22, a chapa OAB Para Todos ingressou com um pedido de impugnação da candidatura de Welton Roberto, alegando que o candidato ‘abordou indevidamente temas que comprometem de forma absurda a dignidade da profissão e da instituição, bem como ofendem a honra e a imagem das pessoas relacionadas em um áudio editado com “supostos” ilícitos’.

Cessar fogo

A eleição acontece nesta sexta-feira, 23, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções de Maceió. Estão na disputa Cláudia Amaral (Nossa Ordem é Outra), Marcelo Brabo (Mais OAB), Rachel Cabús (OAB Para Todos), Thiago Bonfim (Renova OAB) e Welton Roberto (Prerrogativa é a Ordem).

A expectativa da Comissão Eleitoral é que o pleito ocorra de forma pacífica. Pelo menos nas redes sociais, os representantes das cinco chapas que estão na disputa firmaram um compromisso de evitar as agressões, uma espécie de ‘cessar fogo’, pelo menos, até esta sexta-feira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos