Seminário discute políticas públicas em Saúde para as LGBTs

Ascom/SesauAscom/Sesau

As políticas públicas em saúde para as Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) foram o tema do Seminário Políticas Públicas e Cidadania LGBT em Foco, que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu no Hotel Ritz Suítes, em Maceió. O evento, que ocorreu nestas quinta (29) e sexta-feira (30), e foi promovido em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas), conta com a participação de militantes dos Grupos Gay de Alagoas, Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTT), Grupo Direito à Vida (GDV) e Arco Íris.

Durante o seminário foram discutidas ações para que o direito pleno à saúde, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), seja disponibilizado de forma igualitária a todos os GLBTs. Para isso, a enfermeira obstetra, Rita Webster, proferiu palestra sobre Saúde e Lesbianidades em foco. Na sequência, a conselheira Nacional de Saúde, Verônica Lourenço, tratou do tema Identidades Lésbicas e Empoderamentos.

O primeiro dia do evento foi encerrado com uma sessão de cinema, que tratou sobre a temática LGBT. Em seguida foi realizada uma roda de debates, onde os participantes puderam expor suas opiniões em relação à luta por direitos constitucionais, sociais e de saúde pública. “Nosso foco é discutir com os próprios GLBTs ações de promoção à saúde e assistência social, porque não existe democracia plena sem a consolidação dos direitos sociais, a exemplo da saúde”, destacou a diretora estadual de Promoção da Saúde, Eliana Padilha.

Ainda de acordo com a diretora estadual de Promoção da Saúde, “o seminário foi importante para mostrar que os GLBTs têm direitos que devem ser respeitados, além de destacar como os profissionais devem tratá-los, sem distinção, estigmatização e preconceito de identidade de gênero. Com isso, mostramos que todos têm direito ao acesso à saúde e assistência social, devem ser inclusos nas políticas de prevenção e promoção e, consequentemente, contribuiremos para ter uma sociedade mais saudável”, evidenciou.

Sexta-feira – O Seminário Políticas Públicas e Cidadania LGBT foi encerrado nesta sexta-feira (30), com a realização de uma mesa redonda sobre o tema Identidades e Gênero e os Desafios para Garantir a Cidadania de Travestis e Transexuais. Para discutir o assunto foram convidadas Alessandra Santos, da Organização Pró-Vida; Ana Gabriela Sena, do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica Participativa do Ministério da Saúde.

O evento contou ainda com a participação de Fabiana Leão Ferreira, delegada Especial da Mulher; e Emanoela Remígio, advogada e presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/AL. Na sequência aconteceu a exibição de mais um filme sobre a temática LGBT, seguida por uma discussão a cerca do Pacto Intersetorial para 2012 e a apresentação da Carta de Intenção do Movimento LGBT de Alagoas.

Para a transexual Natasha Kiss, a realização do Seminário Políticas Públicas e Cidadania LGBT em Foco foi importante para ratificar os direitos que todos têm enquanto cidadãos. “Precisamos do apoio das autoridades para mostrar à sociedade que somos normais, iguais a qualquer outra pessoa que procuram os serviços públicos e, por isso, temos que receber um tratamento igualitário e respeitoso”, destacou.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos