Governo entrega 12 ambulâncias ao Samu; unidades substituem antigas

Amanda Dantas/Alagoas24horasOito USBs serão destinadas para Maceió e quatro para Arapiraca

Oito USBs serão destinadas para Maceió e quatro para Arapiraca

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na manhã desta quarta, 5, 12 unidades salvamento básico (USB) ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As unidades serão distribuídas entre Maceió (8) e Arapiraca (4). A Sesau ainda entregou três motolâncias, que irão operar na capital alagoana.

De acordo com informações repassadas pelo secretário Alexandre Toledo (PSDB), as novas ambulâncias irão substituir as unidades existentes no Estado que apresentam problemas. A precariedade das unidades, inclusive, já foi ponto de reivindicação de uma greve deflagrada pela categoria, em agosto deste ano, quando servidores denunciaram as más condições dos veículos, que apresentariam problemas mecânicos graves, comprometendo o atendimento à população.

Apesar da greve, o secretário disse que em entrevista à imprensa nessa quarta que "desconhece que alguém tenha deixado de ser atendido pelo Samu por falta de ambulância".

Questionado se haveria aumento no número de pessoal, Toledo disse que não seria necessário, uma vez que não havia incremento de veículos e sim a troca de unidades novas pelas velhas.

Greve e descredenciamento

O secretário de Saúde voltou a se dizer ‘surpreso’ quanto à possibilidade de greve – e descredenciamento – dos médicos ligados à Uncisal e Uneal. Segundo Toledo, o governo senta mensalmente com a categoria, sempre se manteve aberto ao diálogo e por isso não entende a ameaça de greve. “O governo está sempre disposto a sentar e conversar. Será que isto (paralisação) é respeito com a população?”, questionou o chefe da pasta. Alexandre Toledo avaliou, ainda, que os salários dos profissionais estão dentro da média.

Já o governador Teotonio Vilela Filho anunciou a negociação de liberação de R$ 100 milhões junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com contrapartida do Estado, para a construção de um hospital localizado no bairro do Tabuleiro do Martins. Vilela disse que além desses recursos deverá destinar R$ 40 milhões, obtidos em empréstimo junto ao Banco Mundial, para desenvolver ações de saúde no Estado.

O governador também comemorou a vinda, na próxima semana, de uma comitiva do Unicef, que irá conferir um selo ao estado pela redução nos índices de mortalidade infantil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos