Secretária de Turismo faz balanço de ações e anuncia metas para 2013

Novis não ‘escondeu’ deficiências do setor.

Alagoas24horasCosta Favolosa chegou com 3.700 cruzeiristas a Maceió nesta quarta

Costa Favolosa chegou com 3.700 cruzeiristas a Maceió nesta quarta

A Secretaria de Turismo do Estado realizou na manhã desta quarta-feira, dia 13, uma coletiva para apresentar os projetos do setor para o próximo ano e fazer breve balanço sobre os resultados de 2012. A secretária da pasta, Danielle Novis, reconheceu a diminuição no fluxo de cruzeiros, reconheceu a deficiência da malha aérea nacional e internacional e anunciou que a licitação para a climatização do Centro de Convenções Ruth Cardoso deve sair no ano que vem, mas destacou que os avanços são significativos.

Novis ressaltou avanços na área hoteleira como a inauguração de cinco novos hotéis, sendo três destes em Maceió, e lembrou que só a efetivação de novos hotéis não garante o crescimento do turismo no estado. “Este ano cinco novos hotéis foram inaugurados. Três deles em Maceió e outros dois no interior, o que descentraliza a atividade. Aliás, uma meta do Governo. Novos hotéis significam também novos leitos e maiores desafios de infraestrutura como pavimentação e divulgação do destino turístico para que estes hotéis não fechem as portas,” ressaltou a secretária.

Cruzeiros

Novis também confirmou que o número de cruzeiros com destino a Alagoas diminuiu em 2012 e justificou a queda como ‘política nacional’, dizendo que mesmo com a queda o estado continua sendo o segundo destino mais procurado do Nordeste neste segmento. Na manhã de hoje 3.700 cruzeiristas do navio Costa Favolosa aportaram na capital e amanhã são esperados outros 3.500 do navio Costa Fortuna. Até o fim da temporada, em março de 2013, cerca de 48 mil turistas devem passar por Maceió.

Quanto ao terminal de desembarque de passageiros, Novis especulou para o próximo ano sua construção. “Ainda não temos o terminal e esta é uma das expectativas do setor para 2013, mas as tendas climatizadas foram montadas,” retrucou.

Malha aérea

A secretária confirmou que o fluxo de passageiros do mês de novembro foi 25% maior em comparação ao mesmo mês do ano passado e disse ainda que mais de um milhão e meio de passageiros circularam pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares até novembro deste ano. Segundo Novis, o número é igual ao de todo o ano passado. Mesmo com o aumento do fluxo, Novis assumiu que há uma deficiência na malha aérea, mas que já existe a expectativa de novos voos internacionais para o próximo ano com as novas companhias áreas que se instalaram no estado.

Por fim, Novis afirmou que durante todo o ano não foi verificada baixa temporada. “Não tivemos baixa temporada. Durante todo o ano os hotéis mantiveram uma média de 76% de ocupação. Isso na capital e no interior. Em feriados como o réveillon, por exemplo, a expectativa é de 100%, inclusive em áreas como a região do São Francisco. Cidades como Piranhas já se consolidaram como destino turístico," ressaltou

Cautelosa, Novis disse ter ciência de que esse fluxo implica na necessidade de investimentos em infraestrutura e falou de obras como a duplicação de AL 101 Sul e de uma alça que deve ser concluída e permitira aos turistas se deslocarem do aeroporto para o litoral norte sem ‘cortar’ a cidade de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos