Atirador de Newtown teria plano ainda mais brutal

AFPParentes de alunos e funcionários da escola primária em Newtown reagem durante a espera por notícias

Parentes de alunos e funcionários da escola primária em Newtown reagem durante a espera por notícias

O atirador do massacre da escola Sandy Hook, em Newtown, cometeu suicídio assim que ouviu a chegada dos policiais, disse neste domingo o governador do Estado de Connectict, Dannel Malloy. "Estamos presumindo que foi durante a situação na segunda sala de aula que ele ouviu que policiais do serviço de emergência estavam chegando, e que foi neste momento que ele decidiu tirar a própria vida", comentou Malloy, em entrevista ao candal ABC.

Entrou na escola aos tiros. As portas da escola estavam trancadas. Utilizou uma arma para quebrar o vidro e depois entrou. (…) Atirou para entrar e depois seguiu para a primeira sala de aula, como sabem, depois para a segunda sala de aula", disse o governador. Ele avançou e abriu fogo com três armas, dentre as quais um fuzil de alto potencial destrutivo, em duas salas de aula, matando 26 pessoas. De acordo com o governador, o fato de ele ter cometido suicídio logo após perceber a chegada dos policiais pode indicar que ele teria planejado um massacre ainda maior. A tese complementa a informação passada na sexta-feira à noite pelo tenente da polícia estadual, Paul Vance, de que a chegada dos policiais "certamente" impediu mais mortes.

Mais de 48 horas depois do massacre na escola primária da pacífica Newtown, muitas perguntas permanecem sem resposta. A polícia ainda não identificou formalmente o atirador com Adam Lanza, jovem local de 20 anos que sofreria de distúrbios mentais. Além das 26 vítimas, o atirador ainda deixou uma 27º morte. Relatos extraoficiais indicam tratar-se de sua mãe, Nancy Lanza. Segundo jornais americanos, Nancy seria uma colecionadora de armas ligada a uma seita apocalíptica, razão pela qual teria um pequeno arsenal em casa. As armas usadas por Adam na chacina da escola eram suas.

A polícia ainda trabalha na cena do crime. Os primeiros corpos começaram a ser retirados nesse sábado, mas o trabalho de perícia não deve ser finalizado antes do fim desde domingo. Repetidamente os oficiais ligados ao caso referiram-se a cena e ao caso como extremamente complexos. Os investigadores afirmam possuir sólidos dados para dar lógica à história e explicar o que fez com que Adam abrisse fogo contra inocentes. Enquanto as respostas são aguardadas, Newtown receberá ainda hoje a visita do presidente Barack Obama. Ele deve pronunciar-se no local às 19h (22h de Brasília).

Fonte: Terra, com informações de AP e AFP.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos