Secretário diz que após 6 anos AL apresenta redução nos crimes

Alagoas24horasDário César apresentou números da violência no Estado

Dário César apresentou números da violência no Estado

Depois de contestar durante anos a metodologia das pesquisas que apontavam Alagoas como campeão do ranking de homicídios do país, o secretário de Defesa Social, Dário César, disse em entrevista coletiva na manhã desta sexta (28), em um hotel na Ponta Verde, que o estado é – de fato – o líder do ranking há exatos seis anos.

Segundo Dário César, em 1999, Alagoas ocupava o 11º lugar no ranking e teria atingindo o topo em 2006 e se mantido em primeiro lugar desde então, anos do governo Teotonio Vilela. O secretário, no entanto, destacou que a curva nacional mantém uma média de 26,3 no mesmo período, mas que em Alagoas é a primeira vez, desde 99, que o estado apresenta uma redução de 75 assassinatos por 100 mil habitantes, para 65 assassinatos. Esses dados incluem apenas, de acordo com metodologia implementada pelo Ministério da Justiça, os crimes violentos letais e intencionais contra pessoa (CVLIP).

Outro posicionamento importante do secretário disse respeito à dificuldade na unificação dos dados do aparelho de segurança do Estado. Dário César reconheceu o que a imprensa alagoana vem apontando há tempos, quanto às incongruências nos relatórios do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) e da Perícia Oficial de Alagoas (Poal). Para dirimir a questão, o secretário anunciou, a partir de janeiro, a criação do Núcleo de Estatísticas de Análise Criminal, que deverá unificar as informações repassadas à imprensa e servirá de base de dados para os inquéritos instaurados. "A emissão do relatório será mensal e tem como principal objetivo a transparência," relata Dário.

Apesar das lacunas, o secretário destacou os avanços no combate à criminalidade através das diversas ações implementadas pelo governo Teotonio Vilela, como bases comunitárias, videomonitoramento, tornozeleira eletrônica, realização de concursos públicos na área de segurança, bonificação a policiais por apreensão de armas e drogas, ônibus do desarmamento, qualificação da perícia, construção de novos presídios e do novo Instituto Médico Legal de Maceió.

Dário César antecipou que o presídio que seria construído em Craíbas deverá, agora, ser instalado em Arapiraca, com vaga para 789 reeducandos, e investimento previsto de R$ 35 milhões. Este presídio deverá receber os presos de toda a região.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos