Casa maternal será reformada

Para garantir atendimento de qualidade às gestantes e aos recém-nascidos de Minador do Negrão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), liberou R$ 263.572 mil para equipar a Casa Maternal Leonor Paes Ferro. Os recursos são oriundos do Promater e fazem parte de mais uma ação do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, assinado entre os governos estadual e federal.

A liberação dos recursos aconteceu após técnicos da Sesau realizarem visita de inspeção no município e detectarem que a unidade hospitalar não dispunha de equipamentos essenciais ao atendimento das parturientes e recém-nascidos, realidade que estava comprometendo a prestação de serviço às gestantes de Minador do Negrão, e colocando em risco a vida de mulheres e crianças atendidas na Casa Maternal Leonor Paes Ferro.

“A maternidade já foi reformada, mas faltavam equipamentos imprescindíveis para garantir um atendimento de qualidade. Por isso, a Sesau está repassando os recursos que irão garantir um atendimento humanizado, evitando os riscos de infecções, acidentes e mortes, o que só contribui para aumentar o índice de mortalidade infantil, quando nosso foco é combatê-la”, salienta a diretora de Ações Estratégicas da Sesau, Marta Celeste, ao anunciar que outras maternidades públicas do Estado também serão contempladas com recursos do ProMater.

Equipamentos – Entre os equipamentos a serem adquiridos com os recursos ofertados pela Sesau, estão berços com cuba em acrílico e em foto-elétrico; camas com PPP elétrica com peseira; focos cirúrgicos de três lâmpadas, aspiradores com secreções cirúrgicas, balanças antropométricas e para recém-nascidos; incubadoras, macas, camas ginecológicas, mesa para parto e antropométrica; camas fowley com cubas em acrílico, autoclaves, desfibrilador, monitor cardíaco, oxímetro de pulso, carro de emergência para medicamentos com rodas e laringoscópio adulto com lanterna.

O Promater tem por objetivo consolidar e incrementar o atendimento nas UTI´s e UCI´s Neonatais de Alagoas nas unidades de referência em partos normais e cesarianas de baixo e alto risco. Dessa forma, o programa busca melhorar a qualidade do serviço, aumentando a quantidade dos leitos e promovendo uma distribuição dos mesmos de forma integral, universal e equânime nas diversas regiões do estado, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos