Bloco do prazer: folia e prevenção no carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids, participará das prévias carnavalescas com o “Bloco do Prazer” pelo 16° ano consecutivo, no tradicional bairro de Jaraguá.

Este ano, a Campanha do Carnaval do Programa de DST/Aids estará trabalhando o tema “Não dê bobeira, se ligue! Use camisinha!”, que pretende chamar a atenção da população jovem, onde há uma grande concentração de casos de Aids, principalmente entre as mulheres. O desfile acontecerá na sexta-feira (5).

Mais uma vez, o Bloco do Prazer trás para a avenida mensagens de ‘Prevenção às DST/Aids e de Solidariedade à Causa’. Para participar, a população poderá trocar as camisas por Fórmula Láctea Infantil (Leite NAN ou Nestogeno N°. 01 – único leite que contém as características nutricionais que as crianças carecem).

O leite arrecadado será doado às crianças expostas ao HIV que não podem ser amamentadas, pois esta é uma das formas de se evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus.

Estarão à disposição da população em geral, técnicos da saúde e parceiros dois mil dits (cada um contendo camisa, porta-preservativo, preservativos e bandana).

DST/Aids

Além do Bloco do Prazer, o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará realizando várias ações durante a Campanha Carnaval 2010:

06/02: Na orla de Pajuçara, dia do desfile do tradicional Pinto da Madrugada, onde há uma grande concentração de pessoas, será montado o “Balcão da Prevenção”, que funcionará das 9h às 17h, com distribuição e orientação sobre o uso adequado dos preservativos, e também apresentações lúdicas teatrais que vão chamar a atenção do público para a prevenção às DST/Aids.

12 e 13/02: “Pedágio da Prevenção”, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal (Visa). Nas saídas dos litorais Norte e Sul, técnicos e atores teatrais estarão orientando a população e disponibilizando material educativo, sacos porta-lixo para carro, além de preservativos.

Todas as unidades de saúde de Maceió estão abastecidas com preservativos masculinos e femininos que, durante o mês de fevereiro, terão suas cotas aumentadas. Durante a campanha, haverá divulgação, no município de Maceió, das mensagens de prevenção às DST/Aids em Outbus, faixas, cartazes e panfletos.

2009

Do total de 141 casos diagnosticados em 2009, 112 pessoas estão vivas, 23 foram a óbito por Aids e seis por outras causas. Até a presente data, em 2010 não há registro de novos casos de Aids.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos