Semtabes promove projeto Mercado Cidadão

O comerciante que chegou para trabalhar no Mercado da Produção, nesta terça-feira (26) pela manhã, teve a oportunidade de resolver, num só lugar, uma série de contratempos. Tirar carteira de trabalho, CPF, cortar os cabelos e realizar exames rápidos de pressão e glicemia foram alguns dos serviços oferecidos no local pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

As ações fazem parte da primeira edição do projeto Mercado Cidadão. A notícia dos serviços correu logo cedo entre os comerciantes e lojistas do Mercado, que fizeram fila principalmente para cortar o cabelo. Foi o caso do aposentado José Xavier, de 68 anos, que há 40 faz compras no local.

Ele aproveitou para cortar o cabelo e pediu a instrutora do Senac para “caprichar no visual”. “Tem que aproveitar porque não é todo dia que tem esse tipo de trabalho por aqui”, disse o aposentado, carregando fartas sacolas de frutas e verduras.

Já a marisqueira Maria de Lourdes deixou seu boxe, onde vende camarão, para medir a pressão sanguínea. Saiu de lá feliz com o resultado. “Deu 13 por 8, segundo o médico me disse. Acho que a pressão está ótima. Vai dar pra tomar muita cachaça no Carnaval”, adianta.

Para atender a todos, a Semtabes montou duas tendas no estacionamento central do Mercado da Produção. A Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas mandou uma unidade móvel ao local para fazer a expedição das carteiras de trabalho.

Segundo o secretário da Semtabes, Arnóbio Cavalcanti, o projeto Mercado Cidadão vai continuar até o final de fevereiro. As edições seguintes serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, no Mercado do Tabuleiro; dias 9 e 10, no Mercado do Benedito Bentes; e dias 23 e 24, no Mercado do Jacintinho.

A ideia, ainda de acordo com o secretário, é dar condições para que os mercados públicos de Maceió se adequem melhor ao Sistema Nacional de Abastecimento. E para isso é necessário que os comerciantes sigam algumas regras, como ter documentos como o CPF, por exemplo.

Possuir Cadastro de Pessoa Física é necessário para algumas mudanças, como a emissão de boletos de arrecadação do município entre os feirantes. “Vamos reverter a arrecadação em prol desses mesmos permissionários, investindo cada vez mais nos mercados públicos da capital”, revela Arnóbio Cavalcanti.

São parceiros do município no projeto o Banco do Brasil, o Senac e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que realizou os exames médicos nos comerciantes e clientes.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos