Sesau se mobiliza contra gripe A

SesauVacinação contra gripe A

Vacinação contra gripe A

Alagoas já iniciou o trabalho de mobilização para o enfrentamento da Influenza H1N1 (gripe A). Durante esta semana, o Ministério da Saúde (MS) divulgou a estratégia nacional utilizada para combater a gripe A no País e informou que a partir de março será realizada a vacinação contra a doença em todos os estados brasileiros. Para isso, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde têm trabalhado para organizar a logística da campanha, que será realizada junto com os municípios.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Sandra Canuto, a vacina será disponibilizada a todos os estados e Alagoas contará com recursos que serão destinados à logística da campanha de imunização. Cada uma das fases da estratégia estará voltada a um público específico. “As vacinas ainda não chegaram, mas os técnicos da Sesau já vêm trabalhando para organizar a campanha no Estado”, disse.

De acordo com o calendário divulgado pelo MS, a primeira fase da vacina, que vai acontecer de 8 a 19 março, será destinada aos trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e a população indígena. Para primeira fase, segundo Sandra Canuto, a Sesau já iniciou o levantamento dos profissionais que devem receber a vacina.

A segunda etapa será realizada entre 22 de março e 2 de abril e abrangerá grávidas, que vão poder se vacinar até a última etapa; pessoas com problemas crônicos; e crianças de seis meses a dois anos. Já os adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da terceira fase, que vai acontecer de 5 a 23 de abril. A quarta e última etapa, de 24 abril a 7de maio, coincide com a campanha anual de vacinação contra gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados tanto contra o vírus H1N1 como para a influenza sazonal.

As pessoas que devem receber a vacina são as possuem doenças crônicas como: obesidade mórbida, doenças respiratórias crônicas desde a infância, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos, doenças renais, hepáticas e hematológicas e portadores de cardiopatia e de Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe A. Uma parte das 83 milhões doses da vacina, adquirida pelo MS, será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno.

As doses de vacinas serão distribuídas nos 26 estados e o Distrito Federal, que receberão um número de doses proporcional à população dos grupos prioritários. As secretarias estaduais de Saúde serão responsáveis pela distribuição das vacinas aos municípios, obedecendo ao mesmo critério. Os locais de vacinação serão definidos entre as secretarias estaduais e municipais.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos