Vacina pneumocócica estará disponível em AL

IlustraçãoVacina pneumocócica

Vacina pneumocócica

A rede pública de Saúde de Alagoas irá disponibilizar, a partir de março, a vacina pneumocócica 10- valente para as crianças menores de dois anos de idade. A iniciativa faz parte da estratégia de imunização do Ministério da Saúde (MS). A partir de 2011, a vacina fará parte do calendário básico de imunização da criança para os menores de um ano.

Segundo a gerente do Programa Estadual de Imunizações, Leila Moraes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover capacitação com os coordenadores municipais das cinco regiões de saúde sobre a implantação das doses da vacina, que visa contribuir para a redução da mortalidade infantil e para melhorias da qualidade de vida do brasileiro.

Com a introdução das vacinas, o calendário básico do Programa Nacional de Imunização (PNI) passará a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. Além disso, a oferta total do programa, considerando as imunizações especiais, passa a ser de 28 tipos de vacinas (nacionais e importadas).

Casos

O pneumococo, por sua vez, é a segunda maior causa de meningites bacterianas (pneumocócicas) no Brasil. Entre 2000 e 2008, manteve-se a média anual de 1.250 casos de meningite pneumocócica e de 370 óbitos por ano. O pneumococo também é o principal agente causador de pneumonias em todas as faixas etárias. O número de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por essa doença caiu de 950.162 mil, em 2000, para 695.622 mil, em 2008, registrando uma redução de 26,8%.

As doenças pneumocócicas são causadas pela bactéria Streptococus pneumoniae (pneumococo) e incluem pneumonia, bacteremia e sepse (infecção na corrente sanguínea), sinusite e otite (infecção do ouvido). O pneumococo é uma causa importante de doenças graves em crianças em todo o mundo, principalmente a sepse, a meningite e a pneumonia.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos