Turistas invadem as praias de AL no Carnaval

Cláudia Galvão/Alagoas24horas/ArquivoOrla de Maceió

Orla de Maceió

Para quem quer sossego ou badalação com praias paradisíacas e muito sol, Alagoas é o destino. Após as prévias carnavalescas, que aconteceram entre os dias 4 e 7 de fevereiro, a capital alagoana, Maceió, é tranquilidade pura. Já as cidades ao longo do litoral Norte e Sul têm festas para todos os gostos.

Segundo pesquisas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) com hotéis alagoanos, a expectativa de ocupação no feriado de Carnaval é de 99%, em média. Este ano, houve crescimento em relação a 2009, que teve média de 94%, e 2008, com 91%. Esse número também foi a média do mês de janeiro, que ficou entre 90 e 100% de ocupação na maioria dos hotéis.

Uma das cidades que atraem mais foliões é a Barra de São Miguel, a 30 Km da capital, no litoral Sul. No carnaval, a cidade fica com uma população de mais de 50 mil pessoas, quase cinco vezes mais do que o normal. Os turistas e maceioenses vão atrás de festas, que acontecem na praça principal da cidade, e de blocos de rua, que animam os amantes do axé.

Outra cidade que fica lotada é Paripueira, a 26 Km de Maceió, indo para o litoral Norte. Os turistas alugam casas para passar os quatro dias de feriado com muita animação. Bandas locais e nacionais fazem a festa no espaço montado pela prefeitura.

Ao longo do litoral Sul, os municípios de Marechal Deodoro e Coruripe são muito frequentados. Em Marechal, são mais de 40 blocos apoiados pela prefeitura e show nos povoados. A folia de Momo foi estendida para a praia do Francês, que também terá matinê, além da Barra Nova e da Massagueira.

Tradicional por suas festas de rua e clube, Coruripe terá animação em 13 povoados, com o tradicional frevo e as modernas batidas do axé music no Clube do Povo, Pontal, Barreiras, dentre outros, com a agitação de bandas como Bicho do Mato, Bora-Bora, Nuka Mel, Beijo na Boca, Pakaramba, Gingado, Raios do Trovão, Batuketa e muito mais.

A abertura oficial acontecerá na quinta-feira, (11), com desfiles de blocos carnavalescos com a presença do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2010, com apoio da Secretaria de Cultura, concentração no Clube do Povo, às 19h.

Maragogi também se prepara para a “invasão” dos turistas de todas as partes do Brasil e mundo. O segundo polo turístico do Estado deve receber mais de 40 mil foliões dos quatro cantos do Brasil, sejam turistas ou veranistas. A expectativa do setor hoteleiro é de 100% de ocupação dos leitos. Dentro dos hotéis ou nas ruas, a festa de Momo é garantida. Serão 20 blocos carnavalescos a desfilar, 18 bandas musicais e três orquestras de frevo.

E a festa já começa na próxima quinta-feira. Abrindo o carnaval desfilam, a partir das 15 horas, os blocos da Melhor Idade e da Saúde puxados pela Orquestra Evaristo Lindoso. O reinado de Momo em Maragogi só termina na Quarta-Feira de Cinzas. Destaque para os blocos Madeira de Lei, Santa Cruz do Capibaribe na Folia e Biruta.

Festas no Rio São Francisco

Considerada a mais animada e tranquila festa carnavalesca do sertão de Alagoas, o festejo de Piranhas – cidade histórica que fica a 300 Km da capital Maceió, às margens do Velho Chico – já está definido e a cidade já está pronta para reunir milhares de sertanejos dos Estados vizinhos de Sergipe, Bahia e Pernambuco, além de turistas de todo o Brasil.

O Carnaval, que tem como tema ‘Sol, Folia, um Banho de Carnaval’, terá inicio no sábado (13), às 19 horas, com a 2ª edição do Bloco Cheiro de Saudade – que estreou ano passado com característica genuinamente piranhense, enfocando as cores do pastoril e lembrando os bons tempos das marchinhas carnavalescas. O bloco irá percorrer as ruas do Centro Histórico e, ao chegar na Esplanada do Recinto – local de realização do evento – a prefeita do município Mellina Freitas entregará a chave da cidade ao Rei Momo, abrindo oficialmente o Carnaval da família sertaneja. Depois disso, começa a folia com o show da banda Los Guaranis.

Também às margens do Velho Chico, o carnaval de Penedo vai ser a maior folia, com muita alegria e tradição. Tudo começa nesta sexta-feira, às 20 horas, com a tradicional lavagem do beco, ao som de muito frevo e batucada, além do desfile do Rei Momo, da Rainha, da Princesa e entrega da chave da cidade. Venha participar da abertura do carnaval de penedo nesta sexta-feira.

Fonte: Assessoria Setur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos