Saúde divulga números do Carnaval

O movimento nas unidades de urgência e emergência do Estado contabilizou, de sábado (13) até quarta-feira (17), cerca de 7.400 atendimentos, dos quais, 1.570 foram no Hospital Geral do Estado (HGE), 675 na Unidade de Emergência Daniel Houly (Arapiraca), 1.329 no Ambulatório 24h Denilma Bulhões, 1.226 no João Fireman, 908 no Dom Miguel Câmara, 835 no Assis Chateaubriand, 608 no Noélia Lessa e 242 na Clínica Infantil Dayse Brêda.

De acordo com estatísticas do HGE, o atendimento mais comum foi relativo a casos clínicos, com 752 ocorrências; seguido dos acidentes casuais, 529; acidentes de trânsito, 137 e agressões (corporal, por armas de fogo e branca), com 106 casos. No Carnaval desse ano houve acréscimo de atendimento se comparado ao ano passado, quando foi registrado 1.321 atendimentos.

Já na UE do Agreste, os casos mais comuns foram queda de motocicleta e da própria altura e acidentes por arma de fogo; no mesmo período do ano passado, o hospital atendeu a 574 pacientes. Nos ambulatórios 24h, os casos clínicos também lideraram os atendimentos com ocorrências de viroses, hipertensão, febre, diarréia, cefaléia, dor abdominal e complicações por diabetes. Na clínica infantil, o atendimento priorizado foi referente a vômito, diarréia e febre alta.

Samu – Com a implantação do atendimento aeromédico, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aumentou em torno de 23% o atendimento no período do Carnaval em Maceió, em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2009 foram 536 atendimentos e este ano subiu para 662, dos quais nove foram através do serviço aeromédico, disponibilizado pelo Governo do Estado e executado pelo Samu e Corpo de Bombeiros Militar.

Em relação aos atendimentos por trauma, destacaram-se em Maceió agressões e espancamento com 17 casos; seguido de acidentes com carro e moto, com 15 casos e queda com 13 ocorrências.

Na praia do Francês e Marechal Deodoro foram dez atendimentos, cinco na Barra de São Miguel, dois em Maragogi, sete no Passo de Camaragibe, três em Paripueira e quatro em São Miguel dos Campos.

Fonte: Assessoria Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos