Saúde alerta para excesso de peso em crianças

A máxima de que crianças gordinhas são saudáveis pode esconder um perigo. O excesso de peso em crianças está quase equiparado ao seu índice de desnutrição. O alerta é da gerente de Saúde e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Amália Alencar, que aponta o aumento no consumo de alimentação industrializada e a redução de atividades físicas como fatores determinantes para o que os especialistas chamam de “transição nutricional”.

Para a nutricionista "o resultado aponta que as crianças estão com peso corporal acima do esperado para a altura e isso ocorre em decorrência da ingestão em excesso de alimentos salgados industrializados, guloseimas e refrigerantes, quase sempre em frente à televisão ou computador, e a ausência de brincadeiras que promovem o gasto de energia como andar de bicicleta e pular corda”, explicou.

Amália Alencar destacou a elaboração de um artigo sobre o estado nutricional de pré-escolares da região semiárida de Alagoas, publicado em 2006 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nos Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate, que mostrou que o índice de excesso de peso para altura foi de 6,3, enquanto que o indicador do déficit de peso para idade chegou em 6,4.

O estudo, o qual fez parte, foi realizado com 2.164 crianças menores de cinco anos, residentes nos 38 municípios que formam o Semiárido de Alagoas. Para controlar o sobrepeso dos pequenos, ela recomenda o consumo de alimentos ricos em carboidratos e fibras, tais como feijão, arroz, frutas, verduras e legumes. “Precisamos ficar atentos para o consumo de refeições industrializadas, pois elas possuem grandes quantidades de açúcares e gordura”, destacou Amália Alencar.

De acordo com ela, crianças com excesso de peso podem apresentar concentração elevada de gordura (hiperlipidemia) e açúcar (hiperglicemia) no sangue, aumento de resistência à insulina, além dos riscos de desenvolver hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e articulares.

Dicas

Para garantir uma alimentação saudável, especialistas recomendam a preparação de alimentos apropriados para toda a família e não apenas para a criança que está com sobrepeso. Outra dica controlar a quantidade de alimento nos pratos ao servir.

O café da manhã deve ser rico em cereal com pouco açúcar, leite, iogurte, frutas e, preferencialmente, pães integrais. A merenda que as crianças levam para escola também precisa ser nutritiva, com uma garrafa de água, não de refrigerante, frutas frescas, e sanduíches, se for o caso, feitos com pães integrais.

A prática de atividades físicas é um aliado na perda de peso. O ideal é que a programação inclua toda a família, como andar pelo bairro ou na praia. Se não for possível, as crianças podem ser matriculadas em atividades de dança ou esportes, em que elas se divirtam, porque elas precisam se divertir para continuar praticando-as.

Fonte: Assessoria Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos