Casos de dengue preocupa Sesau

Dados divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam um aumento do número de casos de dengue em Alagoas, no período de 1º de janeiro a 15 de fevereiro deste ano em comparação ao mesmo período de 2009, passando de 415 casos notificados para 717. O município de Rio Largo apresenta situação mais crítica, com a notificação de 139 casos contra sete registrados no ano passado, já sendo considerado em epidemia para a doença.

Segundo informou a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, com relação a casos graves da doença foram notificados 30 em todo o Estado, sendo nove em Rio Largo. Alguns pacientes estão internados no Hospital Escola Hélvio Auto, em Maceió. Também foram notificados dois óbitos suspeitos de dengue.

Diante da situação preocupante em Rio Largo, várias ações estão sendo desenvolvidas pela Sesau em parceria com a Secretaria de Saúde daquele município. As atividades foram iniciadas no dia 2 deste mês com visita da equipe de supervisores em endemias e da Vigilância Epidemiológica da Sesau que, junto com a coordenação de endemias de Rio Largo, definiu pela intensificação das ações de combate ao vetor.

Desde o dia 3 estão sendo realizados levantamento de índice de infestação predial, tratamento focal e mecânico em imóveis e pontos estratégicos (borracharia, ferro-velho, cemitérios etc.); tratamento de UBV (Fumacê) e limpeza de terrenos baldios.

O trabalho compreende, ainda, busca ativa de casos na zona urbana e nas unidades de saúde, orientação sobre a coleta de amostras para sorologia e isolamento viral para confirmação dos casos; orientação para notificação imediata dos casos suspeitos, alerta às unidades de saúde sobre a ocorrência de casos suspeitos e possíveis casos graves, além de informações à comunidade sobre os sintomas e prevenção.

Sandra Canuto alerta que a tendência é aumentar o número de casos graves, e faz um apelo à população para que redobre os cuidados com medidas que ajudam a evitar a proliferação do mosquito vetor, como o armazenamento adequado da água, não deixar lixo acumulado, nem cultivar plantas em recipiente com água.

De acordo com boletim epidemiológico da Sesau, outros municípios também apresentam aumento do número de casos de dengue, a exemplo de Maceió (355), representando 60% do total do Estado; Arapiraca (55), Jacuípe (25), Marechal Deodoro (12), Palmeira dos Índios (18), União dos Palmares (12), Murici (12), Santana do Ipanema (9) e Penedo (7).

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos