Rio Largo detecta casos de dengue na cidade

A Prefeitura de Rio Largo, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) acerca do número dos casos de dengue no município não refletem exatamente um crescimento e sim a detecção real do número de casos existentes nelo município. É que desde de 2009 está sendo feita uma intensificação do trabalho realizado pelos agentes de saúde.

“A verdade é que havia poucos agentes de saúde nas ruas para trabalhar e notificar. É o que chamamos de sub-notificação. 90% dos vetores foram descobertos a partir dessa notificação. Mas o problema da dengue hoje atinge grande parte do Brasil e o estado de Alagoas. É importante observar que o número de áreas descobertas e isentas de trabalhos de prevenção e controle de infestação predial durante os anos anteriores ao desta gestão comprometeu sistematicamente a detecção das áreas de risco presentes no município.”, esclareceu a Secretária de Saúde Petrúcia Melo Moraes.

Segundo o Plano Municipal de Contingência para Dengue, realizado por Rio Largo em fevereiro deste ano, com o grande número de ocorrências de dengue clássica no Estado de Alagoas e também do grau de letalidade dos casos de Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e com a possibilidade de uma epidemia a partir do período chuvoso, cresce a preocupação da Administração Municipal, uma vez que grande parte dos fatores contributivos para ocorrência desse agravo é produzida pelo homem no ambiente urbano. “ Esses fatos apontam para a necessidade da intensificação das ações de Vigilância em Saúde referenciada em informações para a tomada de decisões em tempo hábil, de forma coordenada e articulada com outros setores, e da sociedade cívil organizada no sentido de informar a população para seguir as orientações clássicas de prevenção”, avaliou a secretária.

Controle da Dengue

Rio Largo foi incluído como município prioritário para o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), por ser um município com características de cidade dormitório, possuir em sua área territorial um aeroporto internacional e estar entre os municípios de grande circulação viral. A partir desta inclusão fez-se necessário a elaboração do Plano de Contingência da Dengue que visa propor diretrizes para a organização da Vigilância em Saúde.

Segundo a gestora municipal, entre as ações que estão em andamento dentro do Plano Municipal de Contingência para Dengue, estão a coleta do material pela equipe itinerante municipal para realização de sorologia da Dengue, em tempo hábil, para se fazer diagnóstico; a notificação dos casos suspeitos, investigação, acompanhamento e fechamento dos casos por resultado de sorologia ou vínculo epidemiológico e a promoção da investigação imediata das notificações de Febre Hemorrágica da Dengue.

Combate ao Vetor

O município de Rio Largo tem 05(cinco) áreas sanitárias, nas quais há o quantitativo adequado de agentes de controle de endemias, o que corresponde a 100% de cobertura à população. Há quantitativo adequado de supervisores de campo, sendo 38 agentes de campo e cinco supervisores; existem equipes locais de bloqueio de transmissão, as quais estão bem estruturadas; houve reposição de viaturas e o município de Rio Largo atualmente conta com uma Kombi para transporte dos agentes, uma moto para auxílio das atividades gerais e um Fiat Uno para auxílio da Vigilância de Saúde.

Petrúcia informa ainda que estão em andamento para o combate ao vetor a realização de pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice e descobrimento de focos; o monitoramento dos pontos estratégicos a cada quinze dias e realização do tratamento dos focos encontrados; a manutenção e atualização do cadastro de imóveis e de pontos estratégicos; a orientação à população em relação aos meios de evitar a proliferação do vetor; a realização de palestras nas escolas e associações de bairros; o acompanhamento e disponibilização de informações e imagens para os meios de comunicação; a aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI), materiais de campo e uniformes e a realização de bloqueio, conforme notificações.

Fonte: Rio Largo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos