Telessaúde será implantado em Alagoas

DivulgaçãoDivulgação

Alagoas irá implantar o projeto Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde (MS). A iniciativa faz parte das ações do plano de redução da mortalidade materno-infantil, determinado pelo MS. Na próxima semana, um grupo de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Uncisal, Fapeal, Escola Técnica de Saúde Valéria Hora e Ufal, que integra o projeto Telessaúde Brasil inicia visitas aos 14 municípios prioritários para o Pacto da Redução da Mortalidade Materno-Infantil com o objetivo de discutir a implantação do projeto.

Na primeira fase do Telessaúde será implantada a Teleeducação, que visa a capacitação à distância dos profissionais que atuam na atenção primária (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros) e posteriormente a Teleassistência.

A capacitação se dará em salas cedidas pelos municípios, que deverão ser interligadas à rede. Nessa primeira etapa, serão capacitados os profissionais dos municípios prioritários. Um núcleo de Telessaúde estadual será implantado na Uncisal e contará com a participação dos demais órgãos envolvidos no projeto.

Com a implantação do Telessaúde, o médico que estiver atuando em um determinado procedimento e sentir dificuldade no diagnóstico poderá consultar um especialista, que orientará a conduta adequada.

“Isso representa um grande avanço para os municípios alagoanos, no entanto, é necessário que os prefeitos e secretários de Saúde façam a adesão ao projeto para que o Ministério da Saúde forneça todos os equipamentos para a sala”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, acrescentando que a intenção do governo do Estado é incluir os 102 municípios.

No projeto consta, ainda, a realização de uma agenda de atividades para criação do Núcleo de Telessaúde estadual, expansão da banda larga, seminários para todos os municípios, lançamento do site, avaliação das ações, promoção da integração entre a academia e o nível primário de atenção à saúde, entre outros. Para visita aos municípios prioritários será elaborado um cronograma de visita aos municípios prioritários.

Telessaúde

O Ministério da Saúde é responsável pela Política de Educação na Saúde que inclui, entre suas várias ações, a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação, visando à qualificação da atenção à saúde.

A Portaria nº 35 de janeiro de 2007 institui, no âmbito do MS, o Programa Nacional de Telessaúde, com o objetivo de desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e sobretudo, de educação permanente de Saúde da Família, visando à educação para o trabalho e, na perspectiva de mudanças de práticas de trabalho, que resulte na qualidade do atendimento da atenção básica do SUS.

Fonte: Assessoria Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos